A Iberia anunciou, na manhã desta quarta-feira (18), o Plano de Voo 2030, uma estratégia ambiciosa que prevê um investimento de €6 bilhões até o final da década. O foco principal será o crescimento da frota, com a companhia passando de 45 para 70 aeronaves de longo curso, além de reforçar sua malha em mercados estratégicos como América Latina e Estados Unidos.
Segundo Marco Sansavini, CEO da Iberia, o plano marca o início de uma nova fase de expansão internacional. “Nosso objetivo é transformar Madri em um dos principais hubs da aviação europeia. Para isso, vamos aumentar a frota e conectar ainda mais destinos com eficiência e excelência operacional”, declarou.
A expansão da frota contempla a chegada de 14 aviões já confirmados (nove A350 e cinco A321XLR) entre 2025 e 2030, além de novas negociações para incorporar unidades do A330. Com isso, a companhia abrirá novos voos a partir de 2026 para Toronto, Filadélfia e Monterrey, além das já anunciadas Orlando, Recife e Fortaleza.
Hoje, 50% da capacidade da Iberia está concentrada na ponte entre Europa e América Latina. O Brasil, que atualmente conta com voos regulares para São Paulo e Rio de Janeiro, poderá ser beneficiado com o aumento de frequência, segundo a empresa. “Nossa rede de longo curso será fortalecida não só com novos destinos, mas também com mais voos onde já operamos”, destacou Sansavini.
Mais empregos
Como parte do Plano de Voo 2030, a Iberia anunciou que criará 1.000 novos empregos e investirá pesadamente em infraestrutura, formação de talentos e benefícios aos clientes. A estratégia da companhia inclui ainda a modernização da experiência de bordo e ampliação do programa de fidelidade.
Entre os projetos está a construção de uma nova sede corporativa e a ampliação do complexo industrial de La Muñoza, em Madri, que receberá €600 milhões para se tornar um hub de referência em manutenção aérea na Europa.
“Vamos alinhar o crescimento físico ao capital humano. Um plano deste porte só é viável com nossos colaboradores no centro da transformação”, ressaltou Marco Sansavini, CEO da Iberia.
Na parte operacional, a Iberia também anunciou a criação de uma terceira sala VIP no aeroporto de Barajas (Madri), melhorias na conectividade a bordo e novas cabines com acesso individual e mais espaço. Já no programa de fidelidade, a companhia quer saltar de 6,5 milhões para 11 milhões de membros, com mais opções de resgate e níveis de status (incluindo o novo Platinum Prime).
A companhia ainda prevê ganhos sociais significativos com o plano. Segundo Sansavini, o impacto na economia espanhola poderá chegar a €19 bilhões no PIB, com a geração de até 250 mil empregos indiretos. A Iberia também criará, em 2027, a Fundación Iberia, entidade que vai unificar ações de responsabilidade social e sustentabilidade da empresa.