Durante o primeiro dia do 9º UneCongresso, realizado em Porto Alegre (RS), foram anunciados os vencedores do 4º Prêmio Unedestinos, que reconhece boas práticas e projetos de destaque no setor de turismo. Os Conventions & Visitors Bureaus do Rio de Janeiro, Florianópolis e Ceará conquistaram o primeiro lugar em diferentes categorias, após apresentação dos cases e votação ao vivo com os participantes do evento.
Confira os vencedores:
Ao todo, 12 campanhas foram inscritas e avaliadas em quatro categorias: Visitors, Comunicação e Promoção; Gestão e Relacionamento com Associados e Comunidade; Captação de Eventos; e Relacionamento com Compradores de Eventos. A condução técnica da premiação foi feita por Rose Dantas, curadora do UneCongresso.
Na categoria Visitors, Comunicação e Promoção, o Visit Rio saiu vencedor com o projeto “Eu vou curtir o Rio com o Rock in Rio 2024”, que oferecia descontos em atrações turísticas para quem tinha ingresso do festival. Em segundo lugar ficou o Balneário Camboriú CVB, com “Férias sem fim”, e em terceiro, o Visite São Paulo, com “Hackathon Visite São Paulo 2024”.
O Destino Floripa e Região venceu na categoria Gestão e Relacionamento com Associados e Comunidade, com a campanha “Laços do Sul e Room Tax Solidário”, que destinou parte da arrecadação ao CVB de Porto Alegre após as enchentes de maio de 2024.
Já na categoria Captação de Eventos, o Visit Rio venceu com a ação sigilosa que resultou na escolha da cidade como sede da 26ª Conferência Internacional de Aids, em 2026. O Balneário Camboriú CVB e o Visite Ceará ficaram, respectivamente, com o segundo e terceiro lugar.
O Fortaleza Meetings, apresentado pelo Visite Ceará, foi o destaque da categoria Relacionamento com Compradores de Eventos, enquanto o Visit Rio levou o segundo lugar e o Destino Floripa e Região, o terceiro.
“Mais uma vez tivemos projetos inscritos que nos surpreenderam muito por envolver ações e soluções de alta qualidade. Com o Prêmio Unedestinos, queremos dar visibilidade a iniciativas que fazem a diferença no Turismo brasileiro”, afirmou Toni Sando, presidente da Unedestinos. “Mais do que uma premiação, é um reconhecimento ao trabalho sério, criativo e comprometido de instituições que contribuem para o fortalecimento do setor.”
A edição 2025 do UneCongresso conta com apoio internacional da Embratur e participação de entidades como ICCA, Buenos Aires CVB, Greater Medellín CVB, ProColombia e representantes de 13 estados brasileiros. A curadoria é assinada por Rose Dantas e Vaniza Schuler, com coordenação de Keila Moreira, gerente executiva do evento, e suporte do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau.