A Tap Air Portugal anunciou as três novas entidades sociais que passam a integrar o programa “Causas com Asas”, parte da iniciativa Tap Donate Miles, que permite que milhas acumuladas por clientes Tap Miles&Go sejam convertidas em passagens aéreas para missões humanitárias. Entre 2025 e 2027, as organizações Leigos para o Desenvolvimento, Make-a-Wish e Refood serão apoiadas com até um milhão de milhas por ano para viabilizar suas ações solidárias.
Criado em 2007, o programa já beneficiou mais de 60 entidades e faz parte do compromisso de responsabilidade social da companhia. Além da doação inicial de um milhão de milhas por parte da Tap, cada entidade poderá contar com doações adicionais feitas por membros do programa de fidelidade.
A Leigos para o Desenvolvimento atua há quase quatro décadas em países africanos de língua portuguesa, promovendo o desenvolvimento comunitário sustentável com foco em educação, formação e combate à pobreza. Em 2024, a ONG beneficiou 25 mil pessoas com o apoio de 500 voluntários.
Já a Fundação Make-a-Wish realiza sonhos de crianças e adolescentes com doenças graves, criando experiências memoráveis para amenizar os impactos do tratamento e inspirar esperança. A atuação da organização envolve uma rede de voluntários, profissionais de saúde, escolas e doadores que viabilizam experiências totalmente personalizadas.
A terceira beneficiária é a Refood, associação portuguesa que combate o desperdício alimentar ao resgatar refeições excedentes de restaurantes, supermercados e padarias. Com atuação em 70 comunidades e mais de 8 mil voluntários, a entidade distribui diariamente alimentos a 8 mil beneficiários, evitando o descarte de 1,5 mil toneladas de resíduos por ano. A Refood agora planeja expandir suas operações para a Madeira, os Açores, e também para países como Brasil, Angola e Estados Unidos.
Clientes do programa Tap Miles&Go interessados em contribuir com as missões dessas organizações podem doar milhas diretamente no site oficial da companhia, na seção dedicada ao programa Donate Miles. Vale informar que a doação não gera custos adicionais para o participante e contribui diretamente para a viabilização de projetos sociais nos países atendidos pela Tap.