Pela primeira vez desde suas estreias, os navios Costa Favolosa e Costa Fascinosa não integrarão a temporada de cruzeiros na América do Sul em 2026/2027. A mudança marca o fim de um ciclo de mais de 15 anos de atuação contínua dessas embarcações no Brasil e representa uma reestruturação na malha da Costa Cruzeiros para o período.
De acordo com os sites internacionais da armadora, ambas as embarcações serão redirecionadas para o Caribe, onde realizarão roteiros de sete noites com embarques em portos como La Romana, na República Dominicana, além das ilhas de Guadalupe e Martinica. Os itinerários incluem escalas em destinos como Isla Catalina, Tortola, Barbados e St. Lucia – e, importante destacar, não exigem visto para passageiros brasileiros.
Embora a companhia ainda não tenha feito um anúncio oficial da temporada sul-americana 2026/2027, já estão disponíveis nos sistemas de reserva os cruzeiros posicionais rumo à região para o Costa Diadema e o Costa Serena. Este último retorna ao Brasil após mais de 15 anos de ausência. Os detalhes dos itinerários, no entanto, ainda não foram divulgados.
Ao Brasilturis, a Costa Cruzeiros informou que o planejamento e os navios ainda não foram definidos e que o anúncio oficial deve ocorrer nos próximos meses.
Se confirmada, a ausência dos navios gêmeos Costa Favolosa e Costa Fascinosa quebra uma sequência histórica de presença no Brasil. Lançados em 2011 e 2012, respectivamente, os dois se revezaram nas águas brasileiras ao longo das últimas décadas. O Favolosa, por exemplo, participou de oito temporadas nacionais e está confirmado para mais uma em 2025/2026. Já o Fascinosa contabiliza nove temporadas completas na América do Sul, além de uma edição cancelada devido à pandemia da covid-19.
Durante algumas temporadas, os dois navios chegaram a operar simultaneamente na região, consolidando-se como símbolos do crescimento da Costa Cruzeiros no mercado brasileiro. A decisão de concentrar esses dois ativos no Caribe sugere uma aposta estratégica da companhia em destinos que vêm registrando alta demanda e crescente apelo internacional.
Ainda que a ausência dos dois navios represente uma mudança significativa no cenário local, a permanência do Costa Diadema e o retorno do Serena indicam que o Brasil continua sendo um mercado relevante para a Costa. As novidades sobre roteiros e operação devem ser detalhadas nos próximos meses.