O Aeroporto de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek é o único brasileiro a figurar entre os dez melhores do mundo no ranking AirHelp Score 2025, divulgado nesta terça-feira (8). A pesquisa, considerada uma das mais relevantes no setor aéreo, avaliou 250 aeroportos em 68 países com base em três critérios: pontualidade dos voos, qualidade dos serviços (como equipe, limpeza e acessibilidade) e experiência em alimentação e lojas.
Com pontuação geral de 8,47, Brasília subiu uma posição em relação a 2024, mantendo-se como referência nacional em desempenho. O terminal obteve nota 8,6 em pontualidade, 8,3 em serviços e 8,2 em lojas e alimentação.
“Este ano o Brasil teve o pior desempenho no ranking em comparação com as edições anteriores, com apenas um aeroporto figurando entre os top 10. O Aeroporto de Brasília manteve-se entre os destaques com avaliações positivas, especialmente no que diz respeito ao desempenho pontual dos voos”, comenta Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
Outros dois aeroportos brasileiros aparecem entre os 20 melhores do mundo: Belém/Val-de-Cans, que caiu do 9º para o 13º lugar, com nota 8,21; e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que teve melhora expressiva e passou da 40ª para a 17ª posição, com nota 8,14.
Apesar da presença de 13 aeroportos do Brasil na lista de 250 terminais, houve queda significativa de desempenho em comparação a edições anteriores, quando o país chegou a ter quatro aeroportos no top 10. Destaque negativo para o Aeroporto de Recife, que despencou da 14ª para a 47ª posição, e para Porto Alegre, que caiu 190 posições, do 26º para o 216º lugar — reflexo do fechamento prolongado após as enchentes no Rio Grande do Sul.
“É possível observar uma variação nas posições dos aeroportos brasileiros muito em função da pontualidade das chegadas e partidas dos voos, refletindo diretamente na nota final”, completa Barreto.
Na edição de 2025, o ranking foi liderado pelo Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, com nota 8,57. Em segundo lugar está Hamad, em Doha (Catar), seguido pelo King Khalid, em Riade (Arábia Saudita). O Aeroporto de Mascate, em Omã, fecha o top 5.
Desde 2015, o AirHelp Score é reconhecido por sua abrangência e metodologia de avaliação, cruzando dados operacionais com avaliações de mais de 13,5 mil passageiros ao redor do mundo. A iniciativa é da empresa alemã AirHelp.