Ipojuca/PE – Durante painel no segundo dia do Summit PE, evento iniciado na segunda-feira (04) em Porto de Galinhas (PE), Diego Moretti, diretor do Aeroporto Internacional do Recife, apresentou detalhes da primeira etapa da reforma realizada no terminal.

Com data de entrega marcada para o dia 12 deste mês, esta primeira etapa compreende melhorias que estavam sendo implantadas desde 2022, quando a Aena Brasil assumiu a gestão do aeroporto.

“Em uma comparação ao ano de 2022, Recife apresentou em 2023 um crescimento de 3,6% no número de passageiros e de 4,7% de pousos e decolagens em voos nacionais”, explicou Moretti.

As melhorias incluem um novo píer internacional, quatro novas pontes de embarque, implantação de um sistema automatizado de bagagens, ampliação da praça de alimentação e novas vagas de estacionamento, além da automação dos processos de imigração. Com as mudanças, o terminal terá 60% a mais de capacidade, totalizando uma ampliação de 24 mil metros quadrados.

Ainda de acordo com o gestor, entre novembro e dezembro deste ano o terminal terá um aumento de 15% na malha projetada.

“E comparando janeiro de 2024 com novembro deste ano, teremos um aumento de 20%. Hoje são realizados cerca de 220 movimentos por dia, dentre pousos e decolagens. Em janeiro serão, aproximadamente, 266 movimentos por dia”, frisou o gestor.

Recentemente, o terminal foi eleito como o segundo melhor aeroporto do mundo pela AirHelp Score, com 8,94 pontos em uma escala que ia de 0 a 10. Aproximadamente 16 mil usuários em 58 países responderam a pesquisa durante o período de janeiro a outubro deste ano.

Foram avaliadas a pontualidade dos voos, a opinião dos clientes sobre a qualidade dos serviços oferecidos e a excelência nas lojas e restaurantes. “Ter um reconhecimento como este eleva o nome do estado de Pernambuco e nos leva a outro patamar”, disse.