Ipojuca/PE – No segundo dia da programação do Summit PE, evento que promove palestras com foco no desenvolvimento dos profissionais do Turismo, o mercado nacional, internacional e aviação ganharam destaques dentre os temas abordados nos painéis.

O evento, que teve início nesta segunda-feira (04), faz parte da programação do 5º Visit Pernambuco Travel Show e reúne mais de 200 profissionais do segmento. Confira neste link o que rolou no primeiro dia do Summit PE.

Dando início às atividades do segundo dia, Diego Moretti, diretor do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, apresentou detalhes da reforma que a Aena Brasil vem desenvolvendo no terminal desde 2022, e que será entregue no próximo dia 12.

As melhorias vão colaborar na ampliação da capacidade de passageiros, fator importante para a região durante a alta temporada. De acordo com Moretti, entre novembro e dezembro deste ano o aeroporto terá um aumento de 15% na malha projetada.

“E comparando janeiro de 2024 com novembro deste ano, teremos um aumento de 20%. Hoje são realizados cerca de 220 movimentos por dia, dentre pousos e decolagens. Em janeiro serão, aproximadamente, 266 movimentos por dia”, frisou o gestor sobre a operação no aeroporto do Recife, considerado o segundo melhor do mundo pela AirHelp Score. “Um título como este eleva o nome do estado e nos leva a outro patamar.”

Reforço para a alta temporada

Trazendo detalhes da operação da Azul no Nordeste, Juliana Guerra, supervisora de Vendas da companhia aérea, conversou com os agentes sobre o período de verão, considerado alta temporada par aa região.

“A azul está investindo nas rotas de lazer e, durante a alta temporada, aumentou o número de voos para o Nordeste. Houve um acréscimo significativos no número de voos, significando um acréscimo entre 50% e 60% no número de passageiros”, adiantou.

De olho no viajante brasileiro

Douglas Lima, gerente regional de Vendas da Tap Air Portugal, explicou a atuação da companhia aérea no país e salientou a relevância do mercado brasileiro para a companhia, que vem se mostrando como uma grande aposta para 2024.

Por ano, a Tap movimenta derca de 14 milhões de passageiros em voos para mais de 80 destinos distribuídos em 30 países. Onze destes destinos estão no Brasil. No Recife, a companhia opera 10 voos por semana e Douglas adiantou que a previsão é que esta rota seja ampliada.

“Em 2022, o Brasil passou a ser um dos principais mercados para a companhia, sendo o público que mais utiliza o programa de Stopover. Hoje, brasileiros são responsáveis por 80% das reservas do programa. O Brasil será uma aposta da companhia em 2024”, contou Lima.

Mercado internacional

Apresentando tendências e perspectivas para 2024 dentro do segmento de viagens internacionais, o painel moderado por Eduardo Tiburtius, presidente da Associação de hotéis de Porto de Galinhas, contou com a participação de Lara Siqueira, da Journeys; Renata Bufarat, da Decolar; Daniel Konortoff, da All Seasons; e Alejandra de La Cuadra, da Hiperviajes.

“A gente continua apostando muito e investindo no mercado brasileiro mas, principalmente, no mercado internacional. Para isso precisamos, cada vez mais ter um aéreo que acompanha essa busca”, contou Renata Bufarat, da Decolar.

Ainda de acordo com Renata, o grupo fala com perfis distintos dentro dos vários canais existentes. “No Despegar há a preferência por pacotes, são clientes que compram antecipadamente. A plataforma Viajanet conversa com jovens que viajam pelo Brasil, enquanto a Decolar conversa com famílias brasileiras que costumam ter filhos”, explicou.

Alejandra de La Quadra, da Hiperviajes, destacou que o turismo de sol e mar, muito presente na região nordeste do País, é um grande atrativo para turistas internacionais. “As praias do nordeste concorrem com destinos como Caribe e Punta Cana”, afirmou.

O evento é realizado pela associação Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e conta com apoio institucional do Sebrae, Prefeitura Municipal de Ipojuca e do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).