O turismo europeu registrou crescimento moderado no segundo trimestre de 2025, com aumento de 3,3% nas chegadas internacionais em comparação ao mesmo período de 2024, segundo o relatório “Turismo Europeu: Tendências e Perspectivas”, da European Travel Commission (ETC). Apesar do avanço nas chegadas, o número de pernoites caiu 0,7%, reflexo da mudança no calendário da Páscoa e nas férias escolares.
A ETC aponta que, mesmo com os desafios macroeconômicos e geopolíticos, o setor demonstrou resiliência, com uma tendência de viagens fora da alta temporada e um gasto médio mais elevado por visitante. “Precisamos redobrar a inovação e investir em modelos de turismo mais sustentáveis e inclusivos, que atendam às necessidades dos moradores locais e às expectativas dos visitantes”, defendeu Miguel Sanz, presidente da ETC.
Com os preços de voos internacionais para destinos do sul da Europa subindo 5% e os pacotes de férias 7% no primeiro quadrimestre, destinos menos conhecidos e com preços competitivos passaram a atrair mais visitantes. Portugal (+3%) e Espanha (+7%) tiveram bom desempenho, assim como Malta (+19%) e Chipre (+16%). Países da Europa Central e Oriental, como Letônia (+16%), Lituânia (+15%) e Hungria (+14%), também foram beneficiados, impulsionados pela melhora na conectividade aérea.
O relatório ainda destaca que os turistas estão dispostos a gastar mais: os gastos gerais com viagens devem crescer 13% em 2025, superando o ritmo de crescimento das chegadas, o que sugere um maior ticket médio por viagem.
No cenário global, os Estados Unidos continuam a ser um mercado emissor de destaque. Dormidas de americanos cresceram 35% na Noruega e 24% na Dinamarca. Na região sul da Europa, os aumentos também foram expressivos: Croácia (+18%), Montenegro (+17%) e Grécia (+16%). Já a China apresentou recuperação robusta, com aumento de chegadas e dormidas em destinos como Estônia (+15%), Romênia (+20%) e Croácia (+7%). A retração de viagens chinesas aos EUA, motivada por tensões geopolíticas, tem favorecido o turismo europeu.