BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,53
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MTur abre inscrições para atualização do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu nesta semana o período de inscrições para a nova edição do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, com o mote “Brasil, essa é a nossa praia!”. As propostas podem ser submetidas até o dia 15 de agosto, por meio do formulário disponível neste link. O resultado das iniciativas selecionadas será divulgado em 31 de outubro de 2025.

A iniciativa busca valorizar experiências que promovam um turismo mais inclusivo, sustentável e conectado com as diversidades culturais e ambientais do Brasil.

“O Mapa é um convite para que gestores públicos, comunidades e empreendedores mostrem como o turismo pode ser uma ferramenta de inclusão, desenvolvimento e cuidado com o nosso patrimônio”, afirma Cristiane Sampaio, secretária Nacional de Políticas de Turismo do MTur.

A proposta é orientar os destinos brasileiros na adoção de boas práticas em turismo responsável, envolvendo não apenas os gestores públicos, mas também a comunidade local e os próprios visitantes. A nova edição inclui seis categorias: Turismo Sustentável, Turismo de Base Comunitária, Segurança Turística, Etnoturismo, Turismo Acessível e Diversidade e Inclusão no Turismo.

De acordo com Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do ministério, o sucesso da primeira edição reforça o potencial do Brasil em liderar práticas exemplares. “Queremos valorizar iniciativas que colocam a sustentabilidade, o respeito e a responsabilidade no centro da atividade turística”, pontua.

Podem participar do processo roteiros, experiências, projetos, equipamentos, infraestrutura e destinos que se destaquem como exemplos positivos em gestão turística responsável. O MTur convida gestores públicos, empreendedores, representantes de comunidades tradicionais e demais agentes do setor a inscreverem suas iniciativas.

O mapa final, previsto para outubro, servirá como referência para políticas públicas, parcerias e apoio técnico, além de destacar o Brasil como destino comprometido com o desenvolvimento sustentável do Turismo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS