BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MTur abre inscrições para atualização do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu nesta semana o período de inscrições para a nova edição do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, com o mote “Brasil, essa é a nossa praia!”. As propostas podem ser submetidas até o dia 15 de agosto, por meio do formulário disponível neste link. O resultado das iniciativas selecionadas será divulgado em 31 de outubro de 2025.

A iniciativa busca valorizar experiências que promovam um turismo mais inclusivo, sustentável e conectado com as diversidades culturais e ambientais do Brasil.

“O Mapa é um convite para que gestores públicos, comunidades e empreendedores mostrem como o turismo pode ser uma ferramenta de inclusão, desenvolvimento e cuidado com o nosso patrimônio”, afirma Cristiane Sampaio, secretária Nacional de Políticas de Turismo do MTur.

A proposta é orientar os destinos brasileiros na adoção de boas práticas em turismo responsável, envolvendo não apenas os gestores públicos, mas também a comunidade local e os próprios visitantes. A nova edição inclui seis categorias: Turismo Sustentável, Turismo de Base Comunitária, Segurança Turística, Etnoturismo, Turismo Acessível e Diversidade e Inclusão no Turismo.

De acordo com Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do ministério, o sucesso da primeira edição reforça o potencial do Brasil em liderar práticas exemplares. “Queremos valorizar iniciativas que colocam a sustentabilidade, o respeito e a responsabilidade no centro da atividade turística”, pontua.

Podem participar do processo roteiros, experiências, projetos, equipamentos, infraestrutura e destinos que se destaquem como exemplos positivos em gestão turística responsável. O MTur convida gestores públicos, empreendedores, representantes de comunidades tradicionais e demais agentes do setor a inscreverem suas iniciativas.

O mapa final, previsto para outubro, servirá como referência para políticas públicas, parcerias e apoio técnico, além de destacar o Brasil como destino comprometido com o desenvolvimento sustentável do Turismo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Jantar de boas-vindas abre programação do...

Encontro reuniu executivos e convidados e marcou o início do evento, que segue até domingo (24) em Mogi das Cruzes

Brasil lidera turismo no Chile e...

País registrou 787 mil viajantes brasileiros em 2024; expectativa é superar 800 mil este ano

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS