BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Chapada dos Veadeiros reabre temporada de travessias com camping e trilhas exclusivas

Período entre junho e outubro permite acampamento dentro do parque e conexão imersiva com as paisagens do Cerrado

A temporada seca marca o retorno de uma das experiências mais esperadas por ecoturistas no Centro-Oeste: as travessias autorizadas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Entre 15 de junho e 11 de outubro, os visitantes podem realizar acampamentos dentro da unidade de conservação e explorar duas trilhas de longo curso — Sete Quedas (23,5 km) e São Jorge-Capela (23 km) — em jornadas que promovem imersão total na biodiversidade e nas paisagens do Cerrado brasileiro.

Esse é o único período do ano em que o pernoite é permitido dentro do parque, com estrutura limitada e integração total à natureza. Em ambas as rotas, os viajantes podem realizar até quatro noites de acampamento, com duas noites em cada um dos dois pontos de camping designados.

As travessias, sem retorno pelo mesmo caminho, atravessam cenários de grande beleza cênica, entre rios, cachoeiras, cânions, vales e formações rochosas. Além de atrativos naturais, os roteiros permitem uma vivência única de contemplação da fauna e flora do Cerrado, especialmente com os rios em níveis mais baixos e o céu limpo, ideal para observação noturna.

Para garantir a segurança e o aproveitamento completo da experiência, a entrada no parque durante a temporada de travessias é antecipada para as 7h, mediante ingresso comprado previamente. É recomendado que os trilheiros comecem a caminhada até, no máximo, 10h da manhã. Antes de partir, os visitantes passam por uma breve introdução no Centro de Visitantes, com orientações sobre os cuidados necessários e os atrativos do percurso.

As reservas de pernoite devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do parque, e os viajantes devem levar seus próprios equipamentos — incluindo barraca, alimentos, itens de higiene e primeiros socorros. As duas áreas de camping são o Camping Sete Quedas, com capacidade para 40 pessoas e infraestrutura rústica, e o Camping Boa Sorte, para 30 pessoas, localizado a 8 km do início das trilhas.

Entre os itens essenciais, estão mochila de ataque, calçados apropriados, roupas leves, chapéu ou boné, protetor solar, repelente e garrafas para água. A boa condição física também é fator determinante, já que as trilhas exigem esforço prolongado e contato intenso com o ambiente natural.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS