BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,53
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Curitiba se consolida como destino de inverno e atrai turistas nacionais e estrangeiros

Com alta na ocupação hoteleira, eventos e clima favorável, capital paranaense entra na rota do turismo de lazer na estação mais fria do ano

Curitiba vem ganhando força como destino turístico de inverno, conquistando visitantes pela combinação entre clima frio, infraestrutura urbana e atrações culturais. Tradicionalmente voltada ao turismo corporativo, a capital paranaense passou a atrair também o público de lazer, o que tem impactado diretamente o setor hoteleiro. Segundo Jonel Chede Filho, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), a expectativa para as férias escolares deste ano é de uma ocupação média de 80% nos hotéis.

“O clima, aliado aos atrativos da cidade, vem fazendo com que cada vez mais pessoas escolham Curitiba para curtir o inverno”, afirma Chede.

O gerente de vendas do Transamerica Executive Curitiba Batel, Roberto Frare, destaca a mudança no perfil dos visitantes, que agora buscam experiências culturais e gastronômicas. “Todos os visitantes que recebemos ficam encantados com Curitiba. É um hóspede que vai retornar, com certeza”, afirma Frare, ressaltando o potencial de crescimento com os novos voos diretos no Aeroporto Afonso Pena, incluindo conexões recentes com Lima e Santiago.

Casais como José Clóvis e Fernanda Deliberador do Vale e José Augusto e Maria Eugenia Batista, vindos de Avaré (SP), escolheram Curitiba para fugir do tradicional roteiro nordestino. “Nós visitamos o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Bosque do Papa João Paulo II e ficamos maravilhados”, contou Fernanda. Maria Eugênia, por sua vez, destacou a cordialidade dos curitibanos: “Mesmo em um lugar com muita gente, como o Jardim Botânico, há respeito às filas, não há aglomeração.”

Para atender à crescente demanda, a Prefeitura realiza o festival Inverno Curitiba até 31 de agosto, em parceria com a Abrasel. A programação inclui shows, gastronomia, esportes e feiras em diversos pontos da cidade.

Outra tendência que impulsiona o turismo local é a realização de grandes eventos. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), entre 8% e 10% do público de grandes shows é de fora do Paraná. O setor de bares e restaurantes chega a registrar aumento de 20% no movimento em datas de espetáculos.

“É uma realidade esse turismo cultural”, reforça Frare, citando como exemplo o show da cantora Olivia Rodrigo, em março, que elevou a ocupação hoteleira.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS