Teve início nesta quinta-feira (17) a 52ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, evento que transforma a cidade da Serra Gaúcha em um palco multicultural até o dia 3 de agosto. Com programação gratuita, o festival reunirá cerca de 200 apresentações e mais de 40 grupos, entre nacionais e internacionais, promovendo uma verdadeira imersão nas tradições de diferentes povos.
Reconhecido como um dos principais eventos culturais do Rio Grande do Sul, o festival será aberto oficialmente nesta sexta-feira (18), às 19h, na Rua Coberta, com o espetáculo inédito “Retratos de Vida”, que une dança, música e audiovisual para representar a diversidade humana e as raízes culturais de Nova Petrópolis. A cerimônia será precedida pelo tradicional acendimento da Chama Folclórica, realizado na Sociedade da Linha Brasil.
A programação se estende por diversos pontos da cidade, como a Praça das Flores, o Parque Aldeia do Imigrante, comunidades do interior, escolas e empresas locais. Entre os destaques estão os Desfiles de Integração (20 de julho e 3 de agosto), o Sarau da Diversidade, as Noites Culturais e os tradicionais Jogos Germânicos. No dia 2 de agosto, o Chá das Soberanas promoverá um encontro da corte atual do festival com ex-rainhas e princesas em uma celebração da cultura local.
Com representantes de oito estados brasileiros e sete países — Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Canadá e uma trupe ucraniana da Argentina — o festival valoriza o intercâmbio cultural por meio da arte e da dança. Delegações de estados como Bahia, Pará, Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Sul marcam presença com grupos folclóricos regionais e étnicos.
Além das apresentações, o evento promove oficinas e experiências imersivas. O projeto Mãos da Diversidade reúne artesãos em encontros nos dias 21 e 24 de julho; a oficina Passos da Diversidade oferece vivências em dança nos dias 25 e 31; e o Panelas da Diversidade proporciona um intercâmbio gastronômico em quatro datas, entre 25 de julho e 1º de agosto.
A cultura também ganha espaço na Feira da Diversidade, instalada na Praça das Flores, com produtos artesanais, vestuário típico, gastronomia e iguarias regionais. Já o Espaço Letras e Artes abriga exposições visuais, performances poéticas e comercialização de obras autorais.
O festival é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e apoio da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), além de contar com patrocínios e apoios da iniciativa privada e de instituições locais.