BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

São Paulo publica licitação da nova Esplanada da Liberdade

Projeto prevê praças, áreas culturais e lazer em ponto turístico oriental; obra será viabilizada por meio de parceria público-privada

A Prefeitura de São Paulo publicou o edital de licitação para a construção da Esplanada da Liberdade, empreendimento urbano que transformará a paisagem do tradicional bairro da Liberdade, um dos principais polos turísticos da capital paulista. O espaço contará com praças, áreas de lazer, quiosques, edifício comercial e espaços para atividades culturais e eventos.

O projeto será viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), formato que une esforços do poder público e da iniciativa privada para execução e manutenção de obras e serviços de interesse coletivo. O valor estimado do investimento é de R$ 1 bilhão, com um aporte inicial de R$ 150 milhões da prefeitura e contrapartidas mensais da empresa que vencer a concessão.

O resultado da licitação será divulgado no dia 23 de setembro, às 10h, no Viaduto do Chá, no centro da cidade.

Espaço cultural gratuito e aberto 24 horas

O novo complexo será construído sobre três lajes situadas entre os viadutos Guilherme de Almeida, Mie Ken, Cidade de Osaka e Shuhei Uetsuka, sobre a Avenida Radial Leste-Oeste. O projeto contempla um edifício comercial de seis andares, quiosques de alimentação, e áreas de convivência com programação cultural. Todo o acesso será gratuito e as áreas públicas funcionarão 24 horas por dia, conforme anunciado pela prefeitura.

O contrato de concessão terá validade de 30 anos, período durante o qual a concessionária será responsável pela implantação da infraestrutura, manutenção dos espaços, segurança, zeladoria e realização de ações socioculturais.

Ainda segundo a prefeitura, os valores arrecadados com a concessão serão revertidos ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Social (FMD), com destinação para políticas públicas nas áreas de saúde, educação e habitação.

A iniciativa deve contribuir significativamente para o turismo paulistano, ao fortalecer a vocação multicultural da Liberdade. Conhecida por seus restaurantes orientais, festivais típicos e comércio temático, a região recebe milhares de visitantes diariamente e é considerada uma referência da imigração japonesa no Brasil, além de polo do Afroturismo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Anac redistribui slots da VoePass em...

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu a...

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Gol homenageia Rita Lee com voo...

Filme “Ritas” estreia no Gol Online e ganha ação especial no mês do rock com serviço de bordo personalizado

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS