Na manhã desta quinta-feira (24), a sede do Sebrae-RJ foi palco da 11ª edição do “Um Dia de Cruzeiros no Rio”, evento voltado à capacitação de agentes de viagens promovido pela Abav-RJ, em parceria com o Sebrae-RJ e a Abav Nacional. O encontro contou com apresentações de grandes nomes do setor, como Disney Cruise Line, Costa Cruzeiros e R11 Travel, que compartilharam novidades sobre suas operações e estratégias para a próxima temporada.
Alexander Haim, gerente sênior de vendas da Disney Cruise Line, abriu os trabalhos destacando o crescimento da frota da empresa, que hoje conta com sete navios em operação, entre eles o Disney Wish, Treasure e Destiny, e que deve chegar a 13 até 2031, com uma nova embarcação sendo lançada anualmente.
Segundo ele, o diferencial da marca está na imersão completa dos passageiros no universo Disney. “O segredo é fazer com que os passageiros fiquem imersos dentro do storytelling. Quando juntamos a isso o entretenimento, com shows no estilo da Broadway e uma gastronomia refinada, temos uma experiência que agrada a todos”, afirmou Haim.
Outro destaque foi a nova ilha privativa da companhia, Lookout Cay, que proporcionará aos hóspedes uma vivência autêntica da cultura caribenha. Além disso, ele reforçou que os navios da Disney também oferecem estrutura e programação voltadas ao público adulto.
Na sequência, Vinícius Freitas, executivo da área comercial da Costa Cruzeiros, apresentou as operações da companhia para o Brasil. Na próxima temporada, o Costa Diadema e o Costa Favolosa voltarão a operar no país, realizando embarques em Santos, Itajaí, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu. O Diadema oferecerá minicruzeiros e roteiros até a Argentina e o Uruguai, enquanto o Favolosa terá saídas mais longas, incluindo uma passagem especial pelo réveillon de Copacabana.

“Na próxima temporada, teremos como novidade a possibilidade de fazer Natal e Ano Novo em uma mesma saída, e aproveitar as duas festas a bordo. Ainda há poucas cabines disponíveis. A ideia é promover uma mescla de culturas, com argentinos, brasileiros e uruguaios”, afirmou Freitas, que também celebrou a lotação antecipada do cruzeiro temático “Dançando a Bordo”, previsto para março de 2026.
Encerrando os treinamentos da manhã, Américo Samu, gerente de Contas da R11 Travel, destacou o portfólio da empresa, que distribui 14 marcas, incluindo as exclusivas Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Azamara.
Para Samu, inovação é o principal motor da Royal Caribbean. Ele apresentou os navios da classe Icon, como o recém-lançado Star of the Seas, com 26 restaurantes, oito “bairros” temáticos e capacidade para 5,6 mil hóspedes. Entre as novidades, está a possibilidade de visitar o Caribe sem visto, com entrada pelo Panamá ou Colômbia.

Já a Azamara, com navios de menor porte, aposta em experiências mais intimistas, serviços personalizados e acesso a destinos menos explorados. Um dos destaques será o cruzeiro que parte do Rio de Janeiro com destino a Buenos Aires, em 31 de janeiro de 2026.
O evento também contou com a participação de Clia Brasil, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, Discover Cruises, Pier Mauá, Transmundi Operadora e Velle Representações.