O tempo de espera para agendar entrevistas dos vistos B1/B2 (turismo e negócios) nos consulados dos Estados Unidos no Brasil voltou a se estender. Segundo o Departamento de Estado dos EUA, o prazo médio já gira entre quatro e cinco meses nas principais capitais brasileiras.
A alta demanda é resultado do aumento nas viagens internacionais e da aproximação da Copa do Mundo Fifa de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. Fatores como novas regras de segurança e a instabilidade política global também contribuem para o cenário atual.
Para quem está renovando o visto americano dentro do prazo de isenção de entrevista, geralmente válido para documentos vencidos há até 12 meses, o prazo é consideravelmente menor: entre três e doze dias úteis.
Em nota recente, a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil informaram que os serviços consulares continuam operando normalmente. A recomendação oficial é preencher o formulário DS-160 com ao menos dois dias úteis de antecedência ao agendamento da entrevista, embora especialistas recomendem cinco dias para evitar contratempos, especialmente em feriados.
Copa do Mundo e novas exigências
De acordo com comunicado do Departamento de Estado emitido em julho, a expectativa é que a demanda continue crescendo até 2026. Além do volume de solicitações, o governo americano passou a aplicar medidas adicionais de verificação, incluindo:
- Solicitação de dados complementares durante a entrevista
- Verificação de redes sociais e movimentação financeira
- Análise aprofundada dos vínculos com o Brasil
Para reduzir gargalos, os EUA anunciaram ações emergenciais, como reforço das equipes consulares em países estratégicos, ampliação de turnos de atendimento e uso de inteligência artificial para triagem de casos simples e renovações. Ainda assim, o Departamento de Estado recomenda que todos os solicitantes iniciem o processo com o máximo de antecedência possível.