São Paulo (SP) – O Uruguai reforçou sua presença no mercado brasileiro com a terceira etapa do roadshow “Uruguai, muito mais que um país”, realizada nesta quarta-feira (6), no Figueira Rubaiyat. Organizado pelo Ministério de Turismo do Uruguai e pela Câmara Uruguaia de Turismo, o encontro reuniu operadores, agentes de viagens e influenciadores para apresentar os principais atrativos do país ao longo de todo o ano, com foco além da tradicional temporada de verão.
“A ideia é posicionar as diferentes experiências que o Uruguai oferece o ano inteiro. Os brasileiros gostam muito do nosso país no verão, isso já está consolidado, mas buscamos mostrar o que mais há para fazer em outras épocas”, afirma Marina Cantera, presidente da Câmara Uruguaia de Turismo.
Queijo, vinho e esportes
Entre os destaques apresentados ao trade paulistano estão experiências ligadas ao slow travel, com foco em enoturismo, gastronomia e bem-estar. “Os brasileiros gostam muito de experiências autênticas. Temos rotas de queijo e vinhos com pequenas degustações em Carmelo, Montevidéu e outras regiões. Isso está se vendendo muito bem por aqui”, declara.
Além do turismo enogastronômico, o país também aposta no crescimento do turismo esportivo como diferencial para atrair visitantes do Brasil. “Há muitas maratonas, provas de bicicleta e até corrida de caminhões na cidade de Rivera. Os brasileiros vêm muito por causa desses eventos”, complementa Marina.
A presença institucional de Soledad Britos, cônsul do Uruguai em São Paulo, reforçou a importância do evento. Ela destacou os vínculos históricos e culturais entre os países, além de pontuar São Paulo como mercado estratégico para o turismo uruguaio, especialmente nos segmentos de lazer de luxo, MICE e viagens de incentivo.
Durante a ação, foram apresentados destinos emblemáticos como Punta del Este, José Ignacio, Montevidéu, Colônia e Rocha, com foco na combinação de experiências sofisticadas e acessíveis. Marina enfatiza que o país ainda é percebido por muitos como um destino caro, mas que essa imagem não corresponde à realidade atual. “O Uruguai tem produtos para todos os perfis. Desde opções mais exclusivas até alternativas acessíveis para todos os bolsos”, afirma.
Segundo a presidente da Câmara, a leve retração no número de visitantes brasileiros no primeiro semestre está relacionada ao câmbio, mas o país aposta em vantagens para reverter o cenário. “Temos muitos benefícios atualmente. Com eles, acreditamos que mais brasileiros voltarão a visitar o Uruguai”, declara.
Entre os incentivos, anunciados durante a WTM Latin America 2025, estão a devolução de impostos por meio do sistema tax free para determinadas compras, além da isenção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em serviços de hospedagem, gastronomia e outros segmentos turísticos.
Agenda de promoção
O roadshow “Uruguai, muito mais que um país” já passou por Curitiba (4/8) e Porto Alegre (5/8), e seguirá para o Rio de Janeiro (19/8) e Belo Horizonte (20/8). Participaram do evento as operadoras como Abtour, Buquebus, Cynsa e Jetmar, representantes dos hotéis Altos de Arapey, Carmelo Resort, Enjoy, Fasano, Solanas e Sacramento Management, entre outras instituições.
Vale destacar também a diversificação dos agentes de viagens e operadores convidados. “Fizemos um mix entre quem já vende o destino e quem ainda não vende, mas quer começar ou vender mais. A ideia é ampliar essa rede e fortalecer os laços com o trade”, conclui Marina.