A Embratur celebrou a sanção de dois projetos de lei voltados à valorização de expressões culturais brasileiras que também impulsionam o turismo internacional. Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o reconhecimento do Carnaval do Rio de Janeiro como Manifestação da Cultura Nacional (PL 1730/2024) e a instituição do Dia Nacional da Axé Music, a ser celebrado anualmente em 17 de fevereiro (PL 4187/2024).
Durante o evento, que contou com a presença de autoridades do setor, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou o impacto das manifestações culturais na atração de visitantes internacionais e no fortalecimento da economia. “Com estas sanções, o presidente Lula reforça a valorização desses importantes patrimônios nacionais que são o Carnaval e a Axé Music. No ano passado, o Brasil teve o maior Carnaval da história, com a participação de quase 300 mil turistas internacionais”, afirmou.
Freixo ressaltou ainda que o turismo está superando recordes na entrada de estrangeiros e gerando empregos e renda em diversas regiões. “Estamos promovendo um movimento que beneficia todo o país”, complementou.
Celso Sabino, ministro do Turismo, também participou da cerimônia e destacou o papel estratégico do setor. “O presidente Lula determinou a nós do turismo, a mim e ao Marcelo Freixo, que transformássemos o turismo no Brasil para que ele pudesse ser também uma grande matriz de desenvolvimento econômico. E assim tem sido feito”, declarou. Ele acrescentou que nunca houve tanto investimento em eventos culturais e musicais no país.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou o Carnaval como vitrine da cultura brasileira. “É uma manifestação do povo. O Brasil é reconhecido mundialmente por sua influência cultural, e o Carnaval é um exemplo de sucesso dentro e fora do país”, afirmou.
De autoria da deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), o PL 1730/2024 visa valorizar e proteger a importância histórica e cultural do Carnaval do Rio de Janeiro. “O Carnaval é um ciclo da economia criativa que funciona durante todo o ano. Essa é a importância do projeto”, comentou a parlamentar.
Já o PL 4187/2024, de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), busca reconhecer a relevância da Axé Music como símbolo cultural da Bahia e do Brasil. “A votação foi marcada por resistência, mas esse projeto representa o reconhecimento de uma cadeia produtiva que movimenta a cidade e valoriza a diversidade cultural brasileira”, afirmou.