BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,45
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Escola Carioca de Turismo certifica mais 235 alunos e ultrapassa 2 mil formados

Iniciativa da SMTUR-RIO em parceria com o Senac RJ encerra terceira fase com cursos gratuitos e foco em empregabilidade

A Escola Carioca de Turismo, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (SMTUR-RIO) em parceria com o Senac RJ, conclui mais uma etapa de sua atuação com a entrega de 235 certificados de conclusão de curso nesta quarta-feira (6), às 11h, no Centro Politécnico do Senac, no Riachuelo. A nova turma eleva para 2.143 o total de profissionais qualificados desde o lançamento do projeto, em 2022.

A ação tem como foco capacitar a mão de obra local para atuação em diversas áreas do turismo, incluindo disciplinas como ecoturismo, línguas estrangeiras (inglês, espanhol e libras), organização de eventos, turismo cultural, elaboração de roteiros, recepção hoteleira, camareira em meios de hospedagem, etiqueta e cerimonial, entre outros.

Os cursos são gratuitos, destinados a maiores de 18 anos residentes no município do Rio de Janeiro. Além da formação técnica, os alunos recebem auxílio para alimentação e transporte e têm acesso ao Senac Interliga, plataforma que conecta os formandos ao mercado de trabalho. As aulas são ministradas nas unidades do Senac na Barra da Tijuca, Campo Grande, Madureira, Riachuelo, Copacabana e Botafogo.

A formação tem atraído um público majoritariamente feminino (71,5%) e com ensino médio completo (68,5%). A média de idade dos alunos é de 36 anos e mais de 30% residem na Zona Oeste da capital. Apenas 2% do total são estrangeiros.

Os cursos mais disputados na Escola Carioca foram Inglês Básico 1 e Recepção de Hotéis: Operação e Procedimentos, liderando as escolhas de homens e mulheres. Em seguida, destacam-se Libras Básico 1 (entre mulheres) e Turismo Cultural (entre homens). Organização de eventos figura como quarta opção mais buscada por ambos os gêneros, enquanto o quinto lugar varia entre Turismo Cultural (mulheres) e Espanhol Básico Aplicado (homens).

Em relação ao perfil geográfico, Campo Grande se destaca como o bairro com maior número de alunos matriculados (186), seguido por Copacabana (127), Bangu (89), Santa Cruz (74), Tijuca (72), Centro (70), Guaratiba (62), Realengo (57), e Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes, ambos com 53 participantes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

KLM amplia voos para Amsterdã e...

Durante evento "Qual o Destino?", grupo Air France-KLM destacou crescimento no Brasil, apresentou expansão de voos da KLM e criou vivência imersiva para o público

Arena Abreu 2025 chega ao fim...

Último dia teve rodada de negócios, ativações culturais e festa de encerramento no Wish Serrano Resort, em Gramado

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS