O Porto do Recife receberá um novo terminal marítimo de passageiros. A requalificação, anunciada após reunião entre o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, prevê um investimento de R$ 10 milhões, com leilão programado para ocorrer ainda no segundo semestre de 2025.
A medida é vista como estratégica para a expansão da capacidade de recepção de navios de cruzeiro no estado. Com o novo terminal, o governo federal pretende posicionar o Recife como uma porta de entrada ainda mais relevante para o turismo internacional no Brasil, principalmente para o mercado de lazer. “O terminal de passageiros do Porto do Recife é uma das principais portas de entrada do turismo internacional de Pernambuco. É por ele que milhares de estrangeiros chegam para fazer turismo, movimentando a economia e toda a cadeia produtiva do setor”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
O potencial de crescimento já pode ser observado com os resultados da temporada recente. Entre 2024 e 2025, o porto recebeu 19 navios de cruzeiro e mais de 30 mil passageiros, incluindo o Costa Favolosa, responsável por trazer 2.857 turistas à capital pernambucana. A expectativa, com a obra concluída, é de atingir a marca de 50 mil passageiros por ano.
Segundo o ministro Augusto Nardes, que acompanhará o andamento do processo no TCU, a iniciativa deve gerar impactos positivos não apenas para o turismo, mas também para a economia da região. “Fico muito satisfeito em analisar esse processo por entender sua relevância para o Recife e para Pernambuco. Vejo nessa requalificação uma grande oportunidade para ampliar a movimentação de passageiros, impulsionar a economia local e gerar emprego e renda para a região”, declarou.
O projeto será integrado ao esforço nacional de requalificação da infraestrutura portuária voltada ao Turismo. Em um contexto de retomada e crescimento do setor de cruzeiros no Brasil, o investimento no Porto do Recife reflete o objetivo do governo em ampliar rotas, modernizar terminais e melhorar a experiência dos turistas que chegam ao país por via marítima.
A expectativa é que o novo terminal não apenas absorva a demanda crescente de cruzeiros internacionais, mas também se torne um elemento estruturante para o desenvolvimento do turismo costeiro do Nordeste, com impactos diretos sobre a rede hoteleira, comércio local, atrativos turísticos e geração de empregos formais e temporários.