BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,43
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Porto do Recife terá novo terminal de passageiros com investimento de R$ 10 milhões

O Porto do Recife receberá um novo terminal marítimo de passageiros. A requalificação, anunciada após reunião entre o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, prevê um investimento de R$ 10 milhões, com leilão programado para ocorrer ainda no segundo semestre de 2025.

A medida é vista como estratégica para a expansão da capacidade de recepção de navios de cruzeiro no estado. Com o novo terminal, o governo federal pretende posicionar o Recife como uma porta de entrada ainda mais relevante para o turismo internacional no Brasil, principalmente para o mercado de lazer. “O terminal de passageiros do Porto do Recife é uma das principais portas de entrada do turismo internacional de Pernambuco. É por ele que milhares de estrangeiros chegam para fazer turismo, movimentando a economia e toda a cadeia produtiva do setor”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.

O potencial de crescimento já pode ser observado com os resultados da temporada recente. Entre 2024 e 2025, o porto recebeu 19 navios de cruzeiro e mais de 30 mil passageiros, incluindo o Costa Favolosa, responsável por trazer 2.857 turistas à capital pernambucana. A expectativa, com a obra concluída, é de atingir a marca de 50 mil passageiros por ano.

Segundo o ministro Augusto Nardes, que acompanhará o andamento do processo no TCU, a iniciativa deve gerar impactos positivos não apenas para o turismo, mas também para a economia da região. “Fico muito satisfeito em analisar esse processo por entender sua relevância para o Recife e para Pernambuco. Vejo nessa requalificação uma grande oportunidade para ampliar a movimentação de passageiros, impulsionar a economia local e gerar emprego e renda para a região”, declarou.

O projeto será integrado ao esforço nacional de requalificação da infraestrutura portuária voltada ao Turismo. Em um contexto de retomada e crescimento do setor de cruzeiros no Brasil, o investimento no Porto do Recife reflete o objetivo do governo em ampliar rotas, modernizar terminais e melhorar a experiência dos turistas que chegam ao país por via marítima.

A expectativa é que o novo terminal não apenas absorva a demanda crescente de cruzeiros internacionais, mas também se torne um elemento estruturante para o desenvolvimento do turismo costeiro do Nordeste, com impactos diretos sobre a rede hoteleira, comércio local, atrativos turísticos e geração de empregos formais e temporários.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

KLM amplia voos para Amsterdã e...

Durante evento "Qual o Destino?", grupo Air France-KLM destacou crescimento no Brasil, apresentou expansão de voos da KLM e criou vivência imersiva para o público

Clube Vilarejo lança Clube V, programa...

Grupo Vilarejo apresenta o Clube V, programa de fidelidade para agentes com cinco categorias e premiações progressivas

Delta amplia capacidade entre Atlanta e...

Voos da Delta Air Lines serão operados quatro vezes por semana com decolagens noturnas em ambos os sentidos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS