O Viaje Paraná, órgão da promoção turística estadual, capacitou na última quarta-feira (6) mais 1,5 mil agentes de viagem de todo o País sobre os potenciais do setor no Estado. A partir da ação, os profissionais abriram novos horizontes de mercado, se interessando por atrativos como a Ilha do Mel, o trem da Serra do Mar, atrações do inverno paranaense, entre outros.
A ação aconteceu durante o Entur Summit, que aconteceu na Ópera de Arame, em Curitiba (PR). Os participantes do evento são de várias partes do Brasil, como São Paulo, Rondônia, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul e Acre.
Ao longo da semana, os agentes que atuam na venda de pacotes turísticos tiveram a oportunidade de conhecer in loco os atrativos e pontos da Capital, da Região Metropolitana e municípios próximos, além de fazerem passeios, como o trem que desce a Serra do Mar, ligando Curitiba à Morretes (Litoral).
“Quando nos aproximamos desses agentes nacionais, conseguimos proporcionar a eles uma imersão nos potenciais de venda no Paraná. É uma relação mútua, porque eles querem atender bem seus clientes, e nós queremos trazer cada vez mais turistas ao Estado”, destacou Irapuan Cortes diretor-presidente do Viaje Paraná.
“Antes o Paraná era tímido quando se tratava de turismo, agora, neste ano, temos cerca de 10 grandes convenções de empresas com alcance mundial que serão realizadas aqui”, acrescentou.
Quem conduziu a capacitação foi Eduy Azevedo, gerente de Relações com o Mercado do Viaje Paraná. Ele explica que, diferente de outras grandes convenções realizadas no Estado, a Entur se destaca por não ser uma operadora do setor. Ela é uma escola sobre negócios do turismo pioneira no Brasil, com mais de 5 mil agentes conectados atualmente.
“O evento é consolidado e reúne um grande público do Brasil todo. Esse é o nosso propósito, promover o Estado em grandes programações, impactando profissionais do setor mundial. Tivemos muito êxito nisso, porque o Entur Summit nos deu a oportunidade de falar com pessoas de diferentes áreas das agências e operadoras, desde o funcionário até quem está abrindo uma empresa agora. Transmitimos conhecimentos, criamos networking e abrimos as portas do Paraná a esses profissionais”, disse.
O fato da convenção ser realizada no Estado também proporcionou aos profissionais conhecerem um novo destino, já que muitos nunca haviam visitado o Paraná. Enquanto a capacitação impacta o mercado, por ser uma boa oportunidade de ampliar conhecimentos, conhecer um lobby local de serviços e descobrir novos produtos.
Estande de promoção
Além da capacitação, por meio de uma palestra interativa, o Viaje Paraná também contou um estande no palco da Ópera de Arame, durante uma feira de serviços e rodadas de negócios entre os agentes nacionais e empresas do ramo. Centenas de profissionais foram atendidos pelo órgão no espaço.
Lá estiveram reunidos materiais de divulgação relevantes aos agentes, em português e alguns em língua inglesa, além do Portfólio de Produtos e Destinos Turísticos, lançado pelo órgão ao mercado no mês de junho. Também estiveram disponíveis, por exemplo, mapas dos segmentos de Turismo Gastronômico, Religioso, de Negócios e Eventos (MICE), além de atrativos especiais, como o Mapa do Enoturismo, relacionado com a degustação de vinhos e visitas às vinícolas paranaenses.
Balanço e próximos passos
Essa é 6ª grande Convenção no Estado neste ano. As outras foram das operadoras Cativa, Visual/Rextur, BWT e Abreu, em Foz do Iguaçu (Oeste), e da Schultz, no Museu Oscar Niemeyer, também na Capital paranaense.
Somando as grandes convenções, famtours e ações em outros eventos ao redor do Brasil já realizados, o Estado tem a marca de mais de 16,7 mil agentes, empresários e profissionais do turismo capacitados pelo órgão desde janeiro de 2024.
Agora, o Viaje Paraná segue com um robusto calendário de participação em eventos de mercado do setor ao longo de agosto. A expectativa é que, no restante deste mês, outros 500 agentes de viagens sejam impactados.