BRL - Moeda brasileira
EUR
6,35
USD
5,41
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Santa Catarina registra 549 mil turistas internacionais e recebe Plano Brasis

Embratur e Sebrae apresentam estratégias para potencializar a promoção internacional do estado e atrair novos visitantes estrangeiros

Santa Catarina recebeu, de janeiro a julho de 2025, 549 mil turistas internacionais, alta de 67% frente ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram apresentados durante o lançamento do Plano Brasis no estado, realizado nesta segunda-feira (11), na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis.

A iniciativa, idealizada pela Embratur e pelo Sebrae, define diretrizes para posicionar o destino catarinense no mercado global, com foco em inteligência de dados e ações alinhadas a governos municipais, setor privado e entidades de fomento. O planejamento contempla mercados emissores prioritários, segmentos de nicho e atrativos que vão do turismo cultural e gastronômico ao ecoturismo, cicloturismo e observação de fauna. Entre as experiências destacadas estão o Safári Baleia em Imbituba, o Walking Tour – Street Art Tour e o Cicloturismo Floripa Sul da Ilha, em Florianópolis, além da Trilha do Rio do Boi, no Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.

O crescimento da malha aérea internacional também contribuiu para os resultados. Mais de 189 mil bilhetes foram emitidos para voos conectando o estado a sete países emissores: Chile, Panamá, Portugal, Peru, Argentina, Uruguai e Paraguai. No verão de 2025, Florianópolis alcançou a 4ª posição entre os destinos mais buscados globalmente no Booking.com.

 Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, destacou a força das micro e pequenas empresas no setor. “Somos um país gigante, de homens e mulheres que acordam pela manhã e que nunca desistem. O filósofo Espinoza nos ensinou que tudo na vida é paixão e estamos vivendo em um momento único, em que o Brasil se revela ao planeta. As micro e pequenas empresas representam 97% do turismo no Brasil. Por isso, o Sebrae está nessa agenda, que já demonstra um potencial extraordinário para gerar emprego e renda. O Brasil é o único país do mundo com seis biomas e, em Santa Catarina, temos a pluralidade regional como um diferencial competitivo. A sinergia entre Sebrae e Embratur nos dá a possibilidade de um salto significativo no protagonismo brasileiro e catarinense no turismo mundial”, disse.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a necessidade de alinhar a estratégia nacional com as características locais. “O Plano Brasis, como o próprio nome expressa, contempla a diversidade, que é uma marca do nosso país, e as peculiaridades de cada região. Somos diversos, mas podemos ter estratégias unificadas de promoção internacional que transmitam uma mensagem clara para o mundo. Toda a promoção que fazemos é técnica, baseada em inteligência de dados, e isso nos permite entender o perfil de quem nos visita e como atrair mais turistas. Somente no ano passado, tivemos uma arrecadação de 7,3 bilhões de dólares com a vinda de 6,77 milhões de turistas no país. O setor gera emprego, renda e movimenta a economia como nenhum outro, e Santa Catarina tem um enorme potencial para seguir crescendo”, afirmou.

Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, reforçou a vocação turística catarinense. “Santa Catarina já é um sucesso com mais de meio milhão de turistas internacionais no primeiro semestre. Não tenho dúvidas de que vamos superar as metas, oferecendo experiências únicas e atendendo às expectativas dos visitantes. Nosso propósito é levar os empreendedores ao sucesso, valorizando as vocações de cada região do estado”, afirmou.

Santa Catarina é o oitavo estado a receber a apresentação do Plano Brasis, que percorrerá as 27 unidades da federação, com o objetivo de alinhar estratégias de promoção internacional, fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e preservar o patrimônio cultural e ambiental.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Azul suspende voos em 14 cidades...

Plano da Azul Linhas Aéreas prevê corte de frota, ajustes tarifários e captação de US$ 1,6 bi para reduzir dívidas

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Atacama espera aumento de turistas em...

Tierra Atacama promove tours para observação de estrelas durante chuva de meteoros, visibilidade de Mercúrio e céu sem Lua

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS