BRL - Moeda brasileira
EUR
6,35
USD
5,41
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

IA domina debates e soluções no Travel Connect 2025

Encontro reuniu mais de mil participantes e apresentou avanços em tecnologia, gestão e sustentabilidade para o setor

O Travel Connect 2025 consolidou-se como um dos principais fóruns latino-americanos para debater inovação em viagens corporativas. Realizado no último dia 11 de agosto, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, o evento reuniu mais de mil participantes e 400 empresas, incluindo executivos de grandes marcas como Latam Airlines, Visa, Booking.com e Hilton, além da anfitriã Voll. Foram nove horas de programação, 15 palestrantes e uma agenda centrada no papel estratégico da inteligência artificial (IA) no setor.

A abertura ficou a cargo de Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil, que destacou como a tecnologia é indispensável para a operação diária da companhia, que realiza mais de 1.600 voos e transporta cerca de 150 mil passageiros por dia. Cadier apresentou a mais recente inovação da Latam: um software europeu de monitoramento instalado em 340 aeronaves, capaz de reduzir quase 8 mil toneladas de CO₂ por ano por meio de análises em tempo real para otimizar o consumo de combustível. “Sem tecnologia a gente não consegue fazer isso”, afirmou.

A Voll aproveitou o evento para lançar o Voll Smart Hub, primeiro marketplace de agentes de IA voltado exclusivamente para a gestão de viagens corporativas. Entre os recursos já disponíveis estão o AirSave, que substitui automaticamente passagens por opções mais econômicas; o RatesAudit, que verifica a aplicação de tarifas corporativas; e o ExpenseAudit, para auditoria e controle de despesas. “A partir da IA, somos capazes de gerar impacto, fazer um mundo melhor, gerar um legado, transformar histórias, famílias, culturas e sociedades”, ressaltou Luiz Moura, cofundador e Diretor de Negócios da VOLL.

O evento também contou com a participação de Cintia Tavella, Diretora Regional das Américas da Booking.com, que revelou dados de pesquisa com 37 mil consumidores. América Latina (98%) e Ásia (95%) lideram o entusiasmo pelo uso de IA nas viagens, contra 81% da América do Norte e 86% de Europa e Oriente Médio. Segundo Tavella, “abraçarmos as mudanças, ou ficamos para trás, precisamos engajar com os viajantes e com a IA”.

Além disso, executivas da Visa, Ana Rojas e Marcela Pinori, defenderam o uso de cartões virtuais para despesas corporativas, enquanto representantes da Hilton apresentaram previsões econômicas positivas para a hotelaria na região.

Painéis sobre liderança feminina no setor trouxeram exemplos de aplicação prática da tecnologia no dia a dia das empresas. Entre os conselhos, destacou-se a importância de compreender profundamente as necessidades internas antes de investir em soluções tecnológicas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Azul suspende voos em 14 cidades...

Plano da Azul Linhas Aéreas prevê corte de frota, ajustes tarifários e captação de US$ 1,6 bi para reduzir dívidas

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Atacama espera aumento de turistas em...

Tierra Atacama promove tours para observação de estrelas durante chuva de meteoros, visibilidade de Mercúrio e céu sem Lua

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS