BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Festuris lança edição 2025 com projeto de valorização do turismo local

37º Festuris celebra 10 anos do Espaço Luxury e reúne nomes nacionais e internacionais em networking e conteúdos estratégicos em Gramado (RS)

A 37ª edição do Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) foi oficialmente lançada nesta terça-feira (12), em evento realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O lançamento foi embalado por uma apresentação da Orquestra de Harpistas Cambará. Com o tema “Reimaginando o Amanhã”, o Festuris 2025 acontecerá de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS), reunindo negócios, conteúdo de alto nível e conexões estratégicas.

Com mais de três décadas de história, o Festuris Gramado mantém a missão de conectar marcas, destinos e pessoas, consolidando-se como a feira de negócios turísticos mais efetiva das Américas. Em 2024, a feira reuniu mais de 15 mil profissionais, 27 mil marcas expositoras e 53 destinos internacionais, movimentando cerca de R$ 480 milhões em negócios. A expectativa para 2025 é superar esses números. Com 98% de aprovação do público, o evento destaca-se também pelos oito palcos de conteúdo e pelo forte alcance na mídia, com mais de 500 profissionais de imprensa credenciados.

Em 2025, o Festuris comemora os 10 anos do Espaço Luxury, área exclusiva dedicada às marcas e experiências voltadas ao turismo de alto padrão. Consolidado como referência no setor, o ambiente reúne anualmente nomes nacionais e internacionais, promovendo networking qualificado, ativações sensoriais e curadoria de tendências.

“A cada edição, buscamos entregar mais resultados para o mercado. O Festuris é reconhecido como um ambiente estratégico de negócios, onde decisões importantes são tomadas e parcerias são firmadas. Em 2025, esperamos ampliar ainda mais esse impacto, conectando profissionais de alto nível em um ambiente propício para gerar oportunidades concretas”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

O lançamento contou com a presença de autoridades, empresários do setor turístico e profissionais da imprensa. Estiveram presentes Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul; Joel Wilhelm, deputado estadual; Simone Stulp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS; Fernanda Barth, secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre; Luia Barbacovi, prefeito em exercício de Gramado; Ike Koetz, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado; Rita Vasconcelos, vice-presidente administrativa da Abav/RS; e Valerio Caruso, cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul.

Resgate de identidade turística

O Projeto Hortênsias, iniciativa que visa resgatar a identidade do turismo gramadense com foco no fortalecimento da hospitalidade local, foi apresentado na cerimônia. Inspirado na flor-símbolo da cidade, o projeto tem apelo cultural e educacional e prevê, a partir de 2026, atividades nas escolas gramadenses. Estudantes serão convidados a participar de ações como palestras, visitas técnicas e encontros com empresários do setor, reforçando o papel do turismo como motor econômico, social e cultural da região.

“A hortênsia representa muito mais do que beleza para Gramado. Ela simboliza o início de uma transformação, quando a cidade começou a se posicionar como destino turístico. Com o projeto, queremos transmitir esse legado às futuras gerações, envolvendo as escolas, a comunidade e os empreendedores locais”, destaca Marta Rossi, CEO do Festuris.

Meeting Festuris

Além da feira de negócios, o evento tem programação de conteúdo com o Meeting Festuris, nas manhãs de 7 e 8 de novembro. Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque no esporte, filosofia e inovação: Daiane dos Santos, Luiz Felipe Pondé e Luiz Candreva.

Campeã mundial de ginástica artística, Daiane dos Santos é comentarista influenciadora esportiva, embaixadora da ONU Mulheres e idealizadora do projeto social Brasileirinhos, que promove o desenvolvimento infantil por meio do esporte.

Luiz Felipe Pondé é doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e pela USP, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, colunista da Folha de S.Paulo, comentarista do Jornal da Cultura e diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP.

Já Luiz Candreva é uma das maiores referências em inovação e transformação digital do Brasil. Head de Inovação da Ayoo, colunista da CNN Brasil e da rádio CBN, também atua como professor na Fundação Dom Cabral, HSM e StartSe.

O Meeting Festuris é aberto ao público geral mediante inscrição. O primeiro lote já está disponível até 30 de setembro pelo site oficial do evento.

Festuris 2025

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Patagônia Chilena promove rodada de negócios...

Evento reuniu fornecedores e operadores de turismo para fortalecer a promoção turística da região de Magallanes, na Patagônia Chilena

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Onfly ultrapassa 2,2 mil clientes e...

Durante o Echos, executivos revelam expansão nacional, crescimento no segmento Enterprise e novidades como o Onfly Convida e o Panorama de Viagens Corporativas (PVC)

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS