BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Cidades dos EUA renovam cena cultural e reforçam atratividade para turistas

Novos museus, exposições e celebrações tradicionais marcam calendário de 2025 e 2026, reforçando o país como referência em arte e patrimônio cultural

A efervescência cultural nos EUA está ganhando força e promete impulsionar o turismo nos próximos anos. Pesquisa recente da Brand USA revelou que mais de 70% dos viajantes internacionais em 15 mercados consideram o país um destino rico em cultura, destacando sua história, museus de padrão internacional e bairros emblemáticos.

“De museus renomados a festivais animados e arte urbana vibrante, a riqueza cultural dos EUA é incomparável. Cada experiência conta uma história de criatividade, comunidade e história”, afirma Fred Dixon, presidente e CEO da Brand USA. “E com novos museus, exposições e celebrações culturais surgindo por todo o país, sempre há algo novo para descobrir, convidando os viajantes a se conectarem mais profundamente com o espírito dos Estados Unidos da América.”

Artes em expansão nos EUA

A agenda cultural de 2025 traz estreias relevantes. Em setembro, Houston recebe a primeira edição da Untitled Art, unindo obras contemporâneas, galerias experimentais e instalações imersivas. Já a Bienal de Arquitetura de Chicago, de setembro de 2025 a fevereiro de 2026, retorna como a maior exposição do gênero na América do Norte, com entrada gratuita e atividades diversas.

No fim do ano, o North Carolina Arboretum, em Asheville, apresenta “Trolls: A Field Study” (15 de novembro a 17 de fevereiro de 2026), com esculturas gigantes criadas pelo artista Thomas Dambo. Em dezembro, Miami sedia a Art Basel Miami Beach, reunindo cerca de 250 galerias de quase 50 países. O Museu Charles M. Schulz, na Califórnia, celebra os 75 anos de Peanuts com nova mostra, enquanto o Portland Art Museum reabre após reforma de US$ 111 milhões.

Entre os destaques de 2026 estão o retorno da Whitney Biennial a Nova York, a abertura da exposição “Photographic Memory” no Smithsonian Institution e a inauguração do Lucas Museum of Narrative Art, em Los Angeles. Eventos como a Frieze Los Angeles, o Hip Hop Museum no Bronx e o Center for Arts & Innovation, em Boca Raton, também entram no calendário.

Tradições e patrimônio

O segundo semestre de 2025 terá a reabertura do National Center for Civil & Human Rights, em Atlanta, e a Cherokee Indian Fair, na Carolina do Norte, que celebra tradições indígenas. Festas como o Día de los Muertos ganham destaque em cidades como Corpus Christi e Los Angeles.

Para 2026, eventos tradicionais como o Mardi Gras, em Nova Orleans e Mobile, e a Santa Fe Indian Market reforçam a agenda. Exposições como “Cowboy Couture” em Indianapolis e festivais de moda indígena também devem movimentar o período.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Air Canada aplica lockout após aviso...

Decisão da companhia aérea busca minimizar impactos para passageiros, enquanto impasse com sindicato de comissários de bordo entra na reta final de negociações

Onfly ultrapassa 2,2 mil clientes e...

Durante o Echos, executivos revelam expansão nacional, crescimento no segmento Enterprise e novidades como o Onfly Convida e o Panorama de Viagens Corporativas (PVC)

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS