BRL - Moeda brasileira
EUR
6,25
USD
5,34
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Embratur aposta no audiovisual para promover turismo no Festival de Cinema de Gramado

Agência participa como patrocinadora inédita do evento, reforçando o cinema como ferramenta estratégica de promoção internacional do Brasil

Em sua primeira participação como patrocinadora do Festival de Cinema de Gramado, a Embratur reforça o papel estratégico do audiovisual na promoção do turismo brasileiro no exterior. O evento, que chega à 53ª edição e acontece de 13 a 23 de agosto, é considerado um dos mais prestigiados da América Latina e atrai milhares de visitantes à Serra Gaúcha.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, marcará presença na abertura oficial, em 15 de agosto, e, no dia seguinte, participará do painel “Audiovisual promovendo o turismo e o soft power brasileiro”. Ele ressaltará a relevância do setor para mostrar ao mundo a diversidade cultural, a sustentabilidade, o talento criativo e as belezas naturais do Brasil.

“Nossa presença inédita como patrocinadora do Festival de Cinema de Gramado marca um novo momento para a Embratur. Entendemos o imenso poder do audiovisual como uma vitrine para o mundo, capaz de mostrar a diversidade cultural, a competência dos nossos profissionais e as paisagens deslumbrantes do Brasil”, afirmou Freixo.

A participação da agência integra a estratégia de soft power para consolidar uma imagem global positiva do país. Para a Embratur, festivais de cinema são ativos turísticos capazes de atrair visitantes, gerar impacto econômico e ampliar a visibilidade internacional.

Entre as iniciativas em andamento, a Embratur criou uma área dedicada ao audiovisual, lançou editais como o Brasil com S — voltado a curtas sobre destinos nacionais — e o prêmio Brasil tá pra Game, que reconhece jogos inspirados na cultura brasileira. A agência também lidera a criação de uma Film Commission Nacional, em parceria com ministérios, a Ancine e a Rede Brasileira de Film Commissions, com previsão de apresentação do projeto em setembro.

O impacto econômico do Festival de Gramado reforça essa estratégia: em 2024, o evento movimentou R$ 474 milhões em mídia espontânea, alcançando mais de meio bilhão de pessoas online. A cidade recebeu cerca de 300 mil visitantes, elevando a ocupação hoteleira a quase 100% e impulsionando o comércio local em até 70%.

Em 2025, o festival bateu recorde com 1.378 filmes inscritos, um aumento de 45% sobre o ano anterior, confirmando seu crescimento e relevância. Para a Embratur, o apoio ao evento é mais que patrocínio: é um investimento no fortalecimento do turismo, na geração de empregos e na construção de um Brasil plural e atraente para o público global.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS