O Brasil se tornou, pela primeira vez, palco do Summit PCO Meetings México (PCO MM 2025), evento internacional que conecta organizadores de congressos e viagens de incentivo do México a destinos e fornecedores brasileiros. Realizado no Rio de Janeiro entre 13 e 16 de agosto, o encontro reúne líderes e decisores do segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições), com potencial de gerar novas captações e parcerias estratégicas para o país.
A Embratur foi responsável pela captação do evento, em parceria com a DMC Via Capi — promotora do Summit no Brasil — e o Visit Rio Convention Bureau. “É uma excelente oportunidade que estamos tendo de apresentar para um segmento turístico mexicano tão importante como o de MICE a vocação internacional do Rio de Janeiro para receber eventos de todos os portes”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O perfil dos participantes inclui CEOs e diretores de empresas de PCO (Organizadores Profissionais de Congressos), considerados influenciadores-chave na escolha de destinos para eventos. A programação envolve painéis de discussão entre profissionais brasileiros e mexicanos, além de um famtour para apresentar a infraestrutura do Rio, incluindo centros de convenções, hotéis e atrações como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Os visitantes também conhecerão o Rio Innovation Week, exemplo da capacidade da cidade para receber encontros de grande porte.
“A captação do PCO Meetings México mostra a importância de a Embratur trabalhar em consonância com o setor privado no turismo. Estamos falando de um evento que não é apenas único, mas que resulta em uma série de novas captações para um destino de qualidade como o Rio”, completou Freixo.
Kellye Neis, diretora geral do grupo Via Capi, reforçou o impacto do encontro. “É uma honra receber a delegação do PCO Meetings México e mostrar a riqueza do turismo e da infraestrutura brasileira para eventos. Essa troca de experiências fortalece o networking e abre portas para novas oportunidades de negócios.”
O setor MICE representa 25% do turismo global e é responsável por 49% dos visitantes internacionais que chegam ao Brasil, com gastos diários três vezes maiores do que os do turista de lazer. Para aproveitar esse potencial, a Embratur vem executando uma estratégia voltada à promoção do país como destino competitivo e sustentável, com ações como a plataforma Brasil Travel Specialist (BTS MICE), participação em feiras como Fiexpo e IMEX, campanhas de marketing e filiação a entidades globais como PCMA, ICCA, UIA, SITE e UFI.
Líder na América Latina em número de eventos internacionais, segundo o ranking ICCA 2024, o Brasil ocupa a 15ª posição mundial, com 42 cidades preparadas para sediar encontros de porte global — um cenário que o Summit PCO MM 2025 busca potencializar ainda mais.