A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) publicou o relatório World Air Transport Statistics 2024, que apresenta os países com maior número de viagens aéreas no ano passado, além das rotas mais movimentadas e os modelos de aeronaves mais utilizados.
Os Estados Unidos mantiveram a liderança global, com 876 milhões de passageiros em 2024, sendo a maioria em voos domésticos. A China ficou em segundo lugar, com 741 milhões de passageiros e crescimento de 18,7% em relação a 2023. O Reino Unido ocupou a terceira posição, com 261 milhões de passageiros, seguido pela Espanha, com 241 milhões. A Índia ficou em quinto lugar, mesmo sendo o país mais populoso do mundo.
Rotas mais movimentadas
Segundo o relatório da Iata, nove das dez rotas mais movimentadas estão na região da Ásia-Pacífico. O trajeto com maior fluxo foi o voo doméstico entre Jeju (CJU) e Seul (GMP), na Coreia do Sul, com mais de 13 milhões de passageiros.
Na América do Norte, a rota mais movimentada foi Nova York (JFK) – Los Angeles (LAX), com 2,2 milhões de passageiros. Na Europa, o trecho Barcelona (BCN) – Palma de Mallorca (PMI) registrou 2 milhões. Na América Latina, a ponte aérea Bogotá (BOG) – Medellín (MDE) transportou 3,8 milhões de passageiros. Na África, o trecho entre Cidade do Cabo (CPT) e Joanesburgo (JNB) registrou 3,3 milhões.
Aeronaves mais utilizadas
O Boeing 737, considerando todas as versões, foi o modelo mais utilizado em 2024, com 10 milhões de voos. Na sequência, aparecem o Airbus A320, com 7,9 milhões, e o Airbus A321, com 3,4 milhões de voos.
Vale dizer que a Iata levará o Simpósio Mundial de Sustentabilidade para Hong Kong em outubro.