Belo Horizonte (MG) – Sergipe é um dos destinos que estão participando da terceira edição da Travel Next Minas, em Belo Horizonte. O estado participa da feira ppara posicionamento do estado como destino acolhedor e plural, capaz de atrair visitantes durante todo o ano. A presidente-executiva da Secretaria de Turismo de Sergipe (Setur-SE), Daniela Mesquita Santos, destacou que a feira tem se mostrado estratégica para aproximar o destino dos agentes de viagem mineiros, público que figura entre os principais emissores para o estado.
“Para a gente, é uma experiência sempre incrível. Vai além das nossas expectativas, porque o agente de viagens aqui de BH tem muito interesse pelo Nordeste. Quando ele chega no estande de Sergipe, ele fica encantado, porque o estande realmente está belíssimo, mostrando as nossas belezas culturais, o melhor da nossa gastronomia, a nossa cultura. E o nosso foco é o verão”, afirmou.
Força do verão e calendário de eventos
O estado aposta em sua vocação natural de sol e praia para impulsionar o fluxo de visitantes no verão. A estratégia contempla não apenas os atrativos litorâneos, mas também grandes eventos. Daniela ressaltou que em novembro acontece o Precaju, considerada a maior prévia carnavalesca do Brasil, seguido pelo Verão Sergipe, que se estende de janeiro a março, consolidando um calendário festivo capaz de prolongar a permanência e diversificar as experiências do visitante.
Voo direto fortalece emissivo mineiro
Minas Gerais ocupa hoje a quinta posição entre os emissores de turistas para Sergipe, um resultado impulsionado pelo voo direto da Azul que conecta Belo Horizonte a Aracaju. A rota, com frequência semanal e permanência média de sete dias, facilita a logística e torna a viagem mais atrativa para o público mineiro, que, segundo a dirigente, tem demonstrado grande afinidade com o destino.
Crescimento no turismo
Apesar de a alta temporada ocorrer no verão, Sergipe também soube se reinventar durante o primeiro semestre de 2025. Com o mote de “país do forró”, o estado concentrou esforços em promover seus festejos juninos, com 60 dias de programação entre junho e julho. A agenda incluiu apresentações culturais, bandas locais e nacionais, reforçando a identidade cultural sergipana.
O resultado foi positivo: houve crescimento de mais de 20% no fluxo de turistas em relação ao mesmo período do ano passado. Daniela atribui o avanço não apenas ao calendário festivo, mas também à participação ativa de Sergipe em feiras de turismo, como o Travel Next Minas. “Isso é resultado das feiras que a gente participa, exemplo da Travel que estamos agora”, ressaltou.
“Os mineiros amam ir para Aracaju, eles amam ir para Sergipe”, resumiu Daniela, destacando que a parceria com agentes e operadoras locais segue como prioridade para ampliar ainda mais a conectividade e o fluxo de visitantes.
O Brasilturis viaja a convite da Travel Next Minas com proteção da Affinity Seguro e apoio da Mundi Executive Transport.