BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Grupo Cataratas apresenta inovação e turismo sustentável no Rio Innovation Week

Empresa levou experiências imersivas, projetos de open innovation e debates sobre conservação ao maior evento de inovação do Rio de Janeiro

Entre os dias 12 e 15 de agosto, o Grupo Cataratas marcou presença no Rio Innovation Week (RIW) com iniciativas que reforçaram seu papel de destaque em inovação, sustentabilidade e valorização da biodiversidade. No stand do Parque Tecnológico da UFRJ, no Armazém 4, os visitantes puderam vivenciar uma experiência inédita em realidade virtual. Com óculos Meta Quest, o público foi transportado para dentro do AquaRio — maior aquário marinho da América do Sul — em uma visita interativa e educativa em 360º, acompanhada de descontos especiais para conhecer o atrativo pessoalmente.

Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, esteve no espaço e também participou da imersão.

Além da experiência digital, o Grupo Cataratas integrou o Pavilhão Open Innovation (Armazém 5) por meio do Speed-Dating da 100 Open Startups. Nesse espaço de reuniões rápidas e pré-agendadas, executivos e startups discutiram parcerias e soluções inovadoras. Ana Barbara Guaranha, responsável pela frente de Inovação Aberta do Grupo, buscou conexões com projetos de design de experiência, acessibilidade, tecnologias ecoeficientes, gestão de dados e automação de processos.

Outro destaque foi a apresentação do projeto “Maré de Inovações”, no dia 13 de agosto, durante o 4º Congresso Latino-Americano de Casos de Open Innovation. Selecionada entre mais de mil propostas, a iniciativa foi conduzida por Ana Barbara ao lado de Marcelo Tomé, coordenador do Núcleo de Projetos e vice-diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Desenvolvido em parceria com a UFF e o EmbraturLab, o projeto criou uma metodologia inédita para avaliar a experiência de visitantes em parques e atrativos turísticos. O AquaRio foi o primeiro campo de prova, com pesquisas qualitativas e quantitativas, benchmarking internacional e até mapeamento cerebral em colaboração com a startup Neurosenses.

Já no dia 15 de agosto, Talita Uzeda, gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas,  participou do painel “RIO – A Capital Natural”, discutindo como integrar desenvolvimento urbano e conservação ambiental para promover um turismo mais consciente e inclusivo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Com novos produtos, BeFly projeta segundo...

Queensberry e Qby ampliam oferta de produtos, apostam em exclusividade e encerram semestre com resultado acima das metas

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Turismo brasileiro cresce 6,6% no 1º...

Faturamento recorde e chegada de quase 6 milhões de estrangeiros impulsionam os números do turismo brasileiro no 1º semestre

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Gol lança voos diretos entre Rio...

Companhia estreia rota sazonal em janeiro de 2026 com duas frequências semanais, reforçando conectividade Brasil-Argentina

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS