São Paulo (SP) – Durante o 9º Salão do Turismo, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, no Distrito Anhembi, Bárbara Braga, secretária de Turismo do Alagoas, destacou as ações do estado para fortalecer a regionalização, ampliar a conectividade aérea e consolidar a imagem do destino além do sol e mar.
“Estamos participando de forma ativa desta retomada do Salão do Turismo, fomentando o projeto de regionalização e interiorização, além de apresentar nossas experiências. Todas as regiões turísticas do estado estão aqui representadas, reforçando que Alagoas é muito além do sol e mar”, declara.
No estande, o público tem acesso ao artesanato local e à gastronomia alagoana, com degustações em parceria com o Senac, que incluíram pratos como caldeirada de frutos do mar e cocada. Além disso, o estado marca presença no Feirão do Turismo, em parceria com operadoras como CVC, Decolar, BeFly e Emília Turismo.
Experiências sustentáveis
Bárbara ressalta que a sustentabilidade tem papel central na política de turismo do estado. Em 2024, Alagoas conquistou o segundo lugar no concurso de práticas sustentáveis promovido pela Embratur. Durante o evento em São Paulo, foi anunciado o lançamento das experiências sustentáveis do estado na plataforma Janoo, em parceria com Sebrae Nacional e Governo do Estado.
“Já estão disponíveis cerca de sete experiências intimistas e sustentáveis para o consumidor final, como a comunidade indígena Wetçamy, a Reserva Palateia com produção de ostras, a Associação Peixe Boi e a Rota da Cachaça”, explica a secretária.
Para Bárbara, a inclusão dessas iniciativas na plataforma reforça a continuidade das políticas públicas voltadas à sustentabilidade. “Não tem como falar em turismo sem falar em sustentabilidade. Essa é a nossa vocação natural e a solução para o desenvolvimento econômico com responsabilidade”, acrescenta.
Conectividade aérea em expansão
De janeiro a maio de 2025, o desembarque de turistas internacionais cresceu mais de 80% no estado do Alagoas, em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Embratur e da Polícia Federal. O estado também bateu recorde com 49 voos semanais na alta temporada.
Atualmente, o estado conta com três voos semanais da TAP Air Portugal, ligando Maceió a Lisboa, em Portugal, e uma operação semanal da Gol para Buenos Aires, na Argentina. Além disso, entre janeiro e abril de 2025, foram realizadas 17 operações fretadas ligando Maceió a Córdoba, na Argentina, com taxa de ocupação de 97%. A ação injetou mais de R$ 17 milhões na economia local.
Esse resultado consolidou a entrada da Flybondi em Alagoas, primeira operação da companhia aérea low-cost argentina no Nordeste. “Já confirmamos a continuidade desses fretamentos em 2026 e, a partir de dezembro deste ano, teremos duas operações semanais para Buenos Aires”, detalha.
A secretária acrescenta que haverá novidades sobre a malha aérea em evento na Embaixada da Argentina, no dia 25 de agosto, pouco antes da FIT América Latina, em Buenos Aires.
Participação em feiras
A participação em feiras nacionais e internacionais tem sido uma das principais estratégias de promoção do Alagoas. Somente em agosto, o estado esteve presente na Travel Next Minas, em Belo Horizonte (MG), com cerca de 18 hotéis, além de seis empreendimentos voltados ao segmento de luxo em parceria com o Convention Alagoas Luxury.
A secretária ressalta que o foco em nichos específicos também integra a política de interiorização e de qualificação do destino. “Estamos trabalhando o turismo de luxo, que emprega muito, movimenta a comunidade local e está intimamente ligado à sustentabilidade”, explica Bárbara.
Em 2025, o estado manterá presença em todas as principais feiras do setor, incluindo a FIT e a Abav Expo, além da recente participação na WTM Latin America e na BTL de Lisboa. “É importante mencionar que o trabalho de promoção, ele vem de muito planejamento estratégico, da captação de novos empreendimentos, um trabalho de infraestrutura logística que finaliza com a promoção”, reforça.
Hotelaria e cruzeiros
Os números do setor hoteleiro acompanham esse movimento. O estado de Alagoas fechou 2024 com 52 mil leitos disponíveis e 19 hotéis em construção. Entre os lançamentos previstos para 2025 estão dois empreendimentos cinco estrelas, além de novos projetos no litoral sul, em Coruripe, como a estreia da rede Aman e outros dois empreendimentos Vila Galé, que se somarão à primeira unidade já instalada na Barra de Santo Antônio.
“Esse crescimento demonstra que o planejamento estratégico do estado está alinhado à interiorização e ao fortalecimento da rede hoteleira em diferentes regiões”, complementa a secretária, que salienta que o visitante nacional permanece, em média, 6,6 dias no estado.
O setor de cruzeiros também vem em expansão. A temporada 2024/2025 foi a maior da história do estado, com 33 escalas e impacto estimado de mais de R$ 90 milhões na economia. “Segundo a Cruise Lines International Association (Clia), seis a cada dez turistas retornam ao destino após a experiência em cruzeiros, o que fortalece ainda mais nossa estratégia”, observa.
Integração regional
Bárbara destacou ainda o papel de Alagoas na coordenação da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, que lançará oficialmente a marca Nordeste durante a Feira Internacional do Turismo (FIT), na Argentina, no dia 29 de agosto.
“Não há outra saída para o turismo que não seja a regionalização e a interiorização. Quando unimos destinos próximos, mas com peculiaridades distintas, conseguimos promover um turismo integrado de forma efetiva”, conclui a secretária.