BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Alagoas aposta em regionalização e experiências sustentáveis no Salão do Turismo

Feiras nacionais e internacionais consolidam Alagoas além do sol e mar, com foco em interiorização, sustentabilidade e turismo de luxo

São Paulo (SP) – Durante o 9º Salão do Turismo, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, no Distrito Anhembi, Bárbara Braga, secretária de Turismo do Alagoas, destacou as ações do estado para fortalecer a regionalização, ampliar a conectividade aérea e consolidar a imagem do destino além do sol e mar.

“Estamos participando de forma ativa desta retomada do Salão do Turismo, fomentando o projeto de regionalização e interiorização, além de apresentar nossas experiências. Todas as regiões turísticas do estado estão aqui representadas, reforçando que Alagoas é muito além do sol e mar”, declara.

No estande, o público tem acesso ao artesanato local e à gastronomia alagoana, com degustações em parceria com o Senac, que incluíram pratos como caldeirada de frutos do mar e cocada. Além disso, o estado marca presença no Feirão do Turismo, em parceria com operadoras como CVC, Decolar, BeFly e Emília Turismo.

Experiências sustentáveis

Bárbara ressalta que a sustentabilidade tem papel central na política de turismo do estado. Em 2024, Alagoas conquistou o segundo lugar no concurso de práticas sustentáveis promovido pela Embratur. Durante o evento em São Paulo, foi anunciado o lançamento das experiências sustentáveis do estado na plataforma Janoo, em parceria com Sebrae Nacional e Governo do Estado.

“Já estão disponíveis cerca de sete experiências intimistas e sustentáveis para o consumidor final, como a comunidade indígena Wetçamy, a Reserva Palateia com produção de ostras, a Associação Peixe Boi e a Rota da Cachaça”, explica a secretária.

Para Bárbara, a inclusão dessas iniciativas na plataforma reforça a continuidade das políticas públicas voltadas à sustentabilidade. “Não tem como falar em turismo sem falar em sustentabilidade. Essa é a nossa vocação natural e a solução para o desenvolvimento econômico com responsabilidade”, acrescenta.

Conectividade aérea em expansão

De janeiro a maio de 2025, o desembarque de turistas internacionais cresceu mais de 80% no estado do Alagoas, em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Embratur e da Polícia Federal. O estado também bateu recorde com 49 voos semanais na alta temporada.

Atualmente, o estado conta com três voos semanais da TAP Air Portugal, ligando Maceió a Lisboa, em Portugal, e uma operação semanal da Gol para Buenos Aires, na Argentina. Além disso, entre janeiro e abril de 2025, foram realizadas 17 operações fretadas ligando Maceió a Córdoba, na Argentina, com taxa de ocupação de 97%. A ação injetou mais de R$ 17 milhões na economia local.

Esse resultado consolidou a entrada da Flybondi em Alagoas, primeira operação da companhia aérea low-cost argentina no Nordeste. “Já confirmamos a continuidade desses fretamentos em 2026 e, a partir de dezembro deste ano, teremos duas operações semanais para Buenos Aires”, detalha.

A secretária acrescenta que haverá novidades sobre a malha aérea em evento na Embaixada da Argentina, no dia 25 de agosto, pouco antes da FIT América Latina, em Buenos Aires.

Participação em feiras

A participação em feiras nacionais e internacionais tem sido uma das principais estratégias de promoção do Alagoas. Somente em agosto, o estado esteve presente na Travel Next Minas, em Belo Horizonte (MG), com cerca de 18 hotéis, além de seis empreendimentos voltados ao segmento de luxo em parceria com o Convention Alagoas Luxury.

A secretária ressalta que o foco em nichos específicos também integra a política de interiorização e de qualificação do destino. “Estamos trabalhando o turismo de luxo, que emprega muito, movimenta a comunidade local e está intimamente ligado à sustentabilidade”, explica Bárbara.

Em 2025, o estado manterá presença em todas as principais feiras do setor, incluindo a FIT e a Abav Expo, além da recente participação na WTM Latin America e na BTL de Lisboa. “É importante mencionar que o trabalho de promoção, ele vem de muito planejamento estratégico, da captação de novos empreendimentos, um trabalho de infraestrutura logística que finaliza com a promoção”, reforça.

Hotelaria e cruzeiros

Os números do setor hoteleiro acompanham esse movimento. O estado de Alagoas fechou 2024 com 52 mil leitos disponíveis e 19 hotéis em construção. Entre os lançamentos previstos para 2025 estão dois empreendimentos cinco estrelas, além de novos projetos no litoral sul, em Coruripe, como a estreia da rede Aman e outros dois empreendimentos Vila Galé, que se somarão à primeira unidade já instalada na Barra de Santo Antônio.

“Esse crescimento demonstra que o planejamento estratégico do estado está alinhado à interiorização e ao fortalecimento da rede hoteleira em diferentes regiões”, complementa a secretária, que salienta que o visitante nacional permanece, em média, 6,6 dias no estado.

O setor de cruzeiros também vem em expansão. A temporada 2024/2025 foi a maior da história do estado, com 33 escalas e impacto estimado de mais de R$ 90 milhões na economia. “Segundo a Cruise Lines International Association (Clia), seis a cada dez turistas retornam ao destino após a experiência em cruzeiros, o que fortalece ainda mais nossa estratégia”, observa.

Integração regional

Bárbara destacou ainda o papel de Alagoas na coordenação da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, que lançará oficialmente a marca Nordeste durante a Feira Internacional do Turismo (FIT), na Argentina, no dia 29 de agosto.

“Não há outra saída para o turismo que não seja a regionalização e a interiorização. Quando unimos destinos próximos, mas com peculiaridades distintas, conseguimos promover um turismo integrado de forma efetiva”, conclui a secretária.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

MSC aposta no Caribe sem Visto...

Roteiro Caribe sem Visto da MSC oferece férias completas no MSC Virtuosa, com embarque na Martinica, sem burocracia e em até 12x sem juros

INNSiDE by Meliá estreia em Higienópolis...

Novo hotel da rede em São Paulo traz conceito que une lazer e trabalho, com estrutura modernizada, restaurante Dock e proposta pet friendly

Turismo brasileiro cresce 6,6% no 1º...

Faturamento recorde e chegada de quase 6 milhões de estrangeiros impulsionam os números do turismo brasileiro no 1º semestre

Meliá apresenta INNSiDE Higienópolis em evento;...

Novo INNSiDE by Meliá em Higienópolis combina lazer, trabalho e experiência pet-friendly em São Paulo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS