Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo e a Secretaria de Turismo da Cidade do México assinaram um Memorando de Entendimento com foco no fortalecimento da cooperação mútua no setor turístico. O ato, realizado na Dirección General del Instituto de Promoción Turística, contou com a presença de autoridades brasileiras e mexicanas e marcou um novo capítulo na integração entre as duas capitais latino-americanas.
O acordo estabelece a troca de informações, experiências e boas práticas, além da colaboração em temas estratégicos. A iniciativa busca ampliar os laços culturais e econômicos, criando oportunidades para o desenvolvimento de campanhas conjuntas, participação em feiras e ações de co-marketing e co-branding que contribuam para aumentar a visibilidade internacional de São Paulo e da Cidade do México.
A cerimônia reuniu o secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rui Alves, a secretária de Turismo da Cidade do México, Alejandra Frausto Guerrero, o embaixador do Brasil no México, Nedilson Ricardo Jorge, além de representantes do Instituto de Promoção Turística e do Fundo Misto de Promoção Turística. Também esteve presente a diretora de Competitividade Turística, Katia Vanessa López González.
Segundo Rui Alves, a parceria representa uma oportunidade de colaboração entre dois destinos com relevância internacional. “São Paulo e Cidade do México são duas grandes potências latino-americanas, que podem colaborar mutuamente, impulsionando seus principais ativos turísticos e proporcionando experiências inesquecíveis aos turistas, impactando positivamente o setor como um todo”, afirmou.
O memorando contempla a possibilidade de ampliar a cooperação em eventos internacionais, destacando-se como um marco na busca de ambos os destinos por maior integração na promoção turística. A perspectiva é que a iniciativa fortaleça a imagem das cidades como polos receptivos de visitantes, tanto no segmento de lazer quanto no de negócios e eventos.
Além do ato de assinatura, a delegação paulistana está na capital mexicana para participar da IBTM Americas, um dos principais encontros do setor de turismo de negócios na América Latina. Pela primeira vez, São Paulo marca presença com estande próprio no evento, reforçando a estratégia de posicionar a cidade como destino competitivo no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).