BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Público compartilha impressões sobre o Salão do Turismo

Expectativas e descobertas dos visitantes reforçaram o espaço do Salão do Turismo como vitrine para o turismo brasileiro

O 9º Salão do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) entre os dias 21 e 23 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), abriu as portas e rapidamente se tornou um ponto de encontro para viajantes, profissionais do setor e entusiastas de tudo o que o Brasil tem a oferecer. Logo no primeiro dia, a feira recebeu um público animado e curioso, reforçando a importância de um evento que une destinos, experiências e oportunidades em um único lugar.

O sucesso inicial do Salão pode ser traduzido em uma palavra: expectativa. Mas, afinal, o que move as pessoas a participarem de um evento como este? Para entender o que está por trás do movimento dos corredores do encontro, o quadro “Povo Fala” da Agência de Notícias de Turismo coletou algumas das vozes mais importantes: as dos próprios visitantes.

Conexões, conhecimentos e descobertas

As conversas com os participantes revelaram uma diversidade de propósitos. Muitos, como Juliana Silva, procuravam conhecimento e networking. “A minha expectativa é absorver um pouco mais de conhecimento sobre as regiões e fazer mais networking nesse segmento”, contou Juliana, visitante paulista ligada a uma agência de viagens.

Para outros, a feira é um espaço de atualização profissional e de busca por novas oportunidades. Carla Correia, da Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba, destacou a importância de se reconectar com o mercado após a pandemia de Covid-19. “Estamos retomando as visitas às feiras para nos atualizar com o que está acontecendo”, explicou Carla, ressaltando o interesse em expandir o negócio na agricultura familiar.

Já Salete Moreira, uma nova agente de viagens de São Paulo, foi ao Salão do Turismo explorar o mercado e buscar referências para sua agência, que tem foco no segmento LGBTQIA+. “Quero saber se o Brasil está preparado para este segmento”, afirmou, mostrando que o Salão do Turismo também é um ambiente para discutir inclusão e diversidade.

O Salão como sala de aula

Para estudantes de turismo, como Kethlyn Rosa e Kethelin Fernanda, o Salão é uma extensão da sala de aula. “A faculdade motiva muito os estudantes a frequentar esse tipo de evento”, disse Kethlyn, enquanto Kethelin completou: “aqui já é a mão na massa, estamos vendo na prática o que a gente aprende na teoria”.

As amigas Heloísa Luli, Mairi Caetano e Vitória Rupero, estudantes de agenciamento de viagens, confirmaram a importância prática do evento para a formação. “É fundamental para mostrar pra gente como funciona o setor”, afirmou Heloísa.

De viajantes a expositores

A feira também atrai quem simplesmente ama viajar. José de Souza, por exemplo, que faz cerca de oito viagens por ano, foi ao evento “descobrir destinos pelo Brasil”. Para ele, o Salão do Turismo é uma ferramenta valiosa de planejamento das próximas aventuras.

Do lado dos expositores, o clima é de otimismo. Antonio Carlos Vasconcelos, do estande de Niterói, no Rio de Janeiro, disse que, apesar de ser o primeiro dia do evento, o movimento já estava alto e as expectativas para o evento eram as melhores.

As vozes do “Povo Fala” mostram que o Salão do Turismo é muito mais que uma simples feira. Trata-se de um espaço de aprendizado, de negócios, de descoberta e, acima de tudo, um lugar onde a paixão por viajar e a riqueza cultural do Brasil se encontram.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

MSC aposta no Caribe sem Visto...

Roteiro Caribe sem Visto da MSC oferece férias completas no MSC Virtuosa, com embarque na Martinica, sem burocracia e em até 12x sem juros

Salão do Turismo abre portas para...

Cerimônia de abertura da 9ª edição do Salão do Turismo reforçou o papel do setor como motor de desenvolvimento econômico e social do Brasil

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS