São Paulo (SP) – Durante o 9º Salão do Turismo, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto no Distrito Anhembi, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) confirmou a realização de sua próxima edição em 2026. Com o tema “FIT Pantanal 2026 para o Brasil e para o mundo”, a feira de turismo já tem data marcada para acontecer entre os dias 4 e 7 de junho em Cuiabá (MT).
Para Jaime Okamura, vice-presidente do Conselho Empresarial da Fecomércio-MT, a proposta é ampliar a internacionalização da feira. “Já podemos ter essa maturidade, já podemos fazer esse grande evento em 2026. Ele terá como realização a Fecomércio, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec) e do Sistema S, incluindo o Sesc, o Senac e o Sebrae Mato Grosso”, declara.
Okamura adiantou que a programação técnica passará por reformulação. A organização planeja reunir quatro grandes encontros paralelos – um internacional, dois nacionais e ao menos um de caráter regional. O dirigente também destacou o foco em negócios. “Não vai ser só rodada, nós teremos um encontro de negócios entre os estados. Já confirmamos a participação do Peru e devemos oficializar em breve a da Argentina. Também existe a possibilidade de contar com Portugal”, complementa.
Apoio institucional e internacionalização
Ana Carla Moura, A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Ministério do Turismo (MTur), elogiou o trabalho realizado em edições anteriores. “A FIT não é pra dentro, ela é de dentro pra fora. É onde podemos ver e mostrar tudo que o interior do Brasil vem trabalhando e oferecendo para o Turismo do nosso Brasil. Fico muito contente e espero participar de novo”, afirma.
O Sebrae-MT também reiterou o apoio. “Historicamente, o Sebrae é apoiador da FIT Pantanal. Mais uma vez reafirmamos essa parceria, olhando principalmente para a internacionalização do nosso estado e do nosso país”, ressalta Fabíola Lima, analista de negócios da instituição.
Representando o Senac, Antonio Henrique Borges Paula, assessor de Relações Instituicionais da entidade, destacou o papel do setor privado na consolidação do evento. “O governo não tem hotéis e operadoras, quem tem são empresários. Toda a cadeia produtiva roda com o setor privado, e a Fecomércio consegue conectar os negócios e realmente internacionalizar o estado de Mato Grosso”, enfatiza.
Impacto e reconhecimento
Paulo Tadros, vice-presidente da Fecomércio-AM, chamou atenção para os números da edição mais recente, que reuniu cerca de 70 mil visitantes em Cuiabá (MT). “Cuiabá tem 680 mil habitantes, mas a feira consegue mobilizar o interior todo. É uma integração fantástica, que serve de modelo para meu estado”, pontua. “Além disso, vimos o crescimento da participação da agricultura familiar, que saltou de apenas dez expositores nas primeiras edições para dois salões inteiros neste ano”, complementa Tadros.
Já Maria Letícia Costa, secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, ressaltou o envolvimento dos parceiros e municípios na construção da feira. “Foi um trabalho lindo que colocou a FIT Pantanal em nível nacional de evento. Queremos essa empolgação de todos os municípios trabalhando juntos para mostrar toda a nossa potencialidade. Mato Grosso tem muita coisa maravilhosa para apresentar”, conclui.