BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Kontik reúne gestores de viagens para debater insights do GBTA

GBTA Insights da Kontik Business Travel reuniu gestores e especialistas para debater IA, novos modelos de distribuição e perfil do viajante

São Paulo (SP) – A FCM | Kontik Business Travel realizou, nesta terça-feira (26), no Pullman Ibirapuera, a primeira edição do GBTA Insights. O encontro reúne gestores e especialistas do setor para apresentar as principais tendências debatidas em julho, durante a conferência global da Global Business Travel Association (GBTA), em Denver, nos Estados Unidos.

Alexandre Castro, CEO da Kontik Business Travel, explica que a proposta é sintetizar os debates do encontro internacional e adaptá-los ao contexto nacional. “Nem todos tiveram a oportunidade de estar em Denver, então criamos este evento proprietário como um resumo do que vimos em três dias, trazendo os conteúdos mais relevantes para gestores e compradores de viagens”, declara.

O evento foi estruturado em formato de conteúdo interativo e experiências imersivas, com painéis que trouxeram análises sobre inteligência artificial (IA), novos modelos de distribuição aérea, hotelaria e mudanças no perfil do viajante corporativo. Entre os participantes estiveram executivos da própria FCM | Kontik e representantes de empresas como Braskem, Tecla T, Shift e Accor.

Cecília Herculino, diretora de Relacionamento com Clientes da Kontik, ressalta o caráter provocativo das discussões. “Queremos colocar em pauta questões que nem sempre são feitas no mercado, trazendo debates transparentes e construindo, junto aos nossos clientes, programas de viagens mais estratégicos”, afirma.

FCM Kontik GBTA Insights
Cecília Herculino, diretora de Relacionamento com Clientes da Kontik. Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

Tendências

Entre os principais temas, a IA teve destaque como fator de impacto direto na gestão de programas de viagens, negociação e uso de dados. “A grande pauta é a inteligência artificial e como ela vai impactar em viagens corporativas e eventos, além do papel do gestor de viagens nos próximos cinco a dez anos. Queremos mostrar como essa tecnologia pode ser usada de forma estratégica no dia a dia”, acrescenta Castro.

O executivo também destacou a importância de equilibrar tecnologia e experiência humana. “Entendemos que a IA é um meio, não um fim. O viajante precisa estar no centro e toda a inovação deve estar voltada para a experiência dele. Hoje, mais de 70% relatam algum tipo de estresse em viagens a trabalho. Nosso desafio é reduzir esse impacto, conectando experiências que tragam mais conforto ao viajante corporativo”, completa.

Nesse movimento, a Kontik está lançando uma nova plataforma digital, batizada de Toou, voltada à mobilidade corporativa. “Será uma gestão B2B com experiência B2C, alinhada às expectativas de viajantes cada vez mais jovens, que buscam autonomia e praticidade”, afirma Castro.

Desempenho e investimentos

Fernando Vasconcellos, CEO do Grupo Kontik, apresentou um panorama da empresa, que reúne diferentes frentes de atuação no turismo e na tecnologia. “Estamos falando de mais de 70 anos de experiência e 530 colaboradores, atuando em áreas que vão do business travel e eventos até tecnologia e lazer. Nosso objetivo é virar o mercado de cabeça para baixo, nos comunicando de forma diferente com clientes e fornecedores”, afirma.

Como parte desse objetivo, Vasconcellos destaca ainda os investimentos realizados em 2025, mesmo diante de desafios tributários que impactaram o setor. “Neste ano, destinamos R$ 5 milhões para pessoas, R$ 15 milhões em tecnologia e R$ 13 milhões em marketing e comunicação. Também reforçamos nosso compromisso com certificações como ISO, ESG e Great Place to Work”, completa Vasconcellos.

O grau de investimentos também reflete no desempenho da companhia em 2025. “No primeiro semestre tivemos crescimento de 20% a 25% no volume de viagens, em linha com o planejado”, revela Castro. “Apesar da desaceleração natural em julho, seguimos confiantes em relação ao segundo semestre, mesmo diante de incertezas tributárias e políticas no Brasil”, declara.

Kontik GBTA
Fernando Vascocellos, co-CEO da Kontik, apresentando dados da empresa durante o painel de abertura. Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

Relacionamento e próximos passos

Cecília reforça que o GBTA Insights será realizado em diferentes praças. “Além de São Paulo, teremos edições em Porto Alegre (RS), nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de setembro, e em Belo Horizonte (MG), em 3 de setembro. Nosso objetivo é levar esses debates para outros mercados em que atuamos”, explica.

Entre outras iniciativas de relacionamento apresentadas, Cecília destacou o programa Advice Reboot, focado em executivos C-Level. “É um espaço para conversas abertas sobre gestão de viagens, envolvendo lideranças das empresas que atendemos e ampliando a discussão para além da emissão de bilhetes. Nossa proposta é atuar como um parceiro estratégico”, salienta a executiva.

Segundo Castro, o plano estratégico da Kontik está estruturado em cinco eixos: crescimento, receita, eficiência, fidelização e retenção. “Queremos ser uma empresa sólida e financeiramente sustentável, mas com foco total na experiência do viajante. Esse será o grande diferencial daqui em diante”, declara.

Para Vasconcellos, essa mudança de perspectiva será determinante para os próximos anos. “Sempre olhamos muito para o gestor e as necessidades da empresa. Agora, assumimos publicamente que o passageiro estará no centro. Vamos trazer parceiros de entretenimento, bem-estar e lazer para dentro da plataforma, ampliando a jornada do viajante para além da viagem em si”, conclui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS