BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

GBTA Insights: como gerar valor real em programas de viagens?

Painel do GBTA Insights da Kontik abordou estratégias para aumentar eficiência e relevância de programas de viagens corporativas

São Paulo (SP) – O painel interativo “Alta Performance em Movimento: Como gerar valor real ao Programa de Viagens” do GBTA Insights, promovido pela FCM | Kontik Business Travel nesta terça-feira (26) no Pullman Ibirapuera, abordou práticas para elevar a eficiência e a relevância dos programas de viagens corporativas. O evento contou com a mediação de Cecilia Herculino, diretora de Relacionamento com Clientes da Kontik, e Raquel Monteiro, head de Relacionamento com Clientes e ESG da Kontik.

Cecilia Herculino abriu o painel interativo destacando a pressão constante sobre gestores de viagens para demonstrar valor em suas operações. “Quantos de vocês estão se sentindo ou já se sentiram pressionados para demonstrar valor ao programa de viagens? É comum e faz parte do que vemos globalmente”, relata.

Ela explica que o gestor de viagens corporativas atua em um ecossistema amplo, que envolve líderes de unidades de negócios, viajantes, solicitantes, fornecedores e até os chamados noise makers, que questionam decisões do programa com base em informações externas.

O painel apresentou o framework dos cinco S: savings (economia), service (serviço), safety (segurança), sustentabilidade e shine thing, elementos inesperados que surgem no dia a dia e exigem atenção rápida do gestor.

Raquel reforça a importância da parceria estratégica com as TMCs, ressaltando que o trabalho deixa de ser apenas operacional e se torna preditivo e estratégico. “As TMCs entregam dados consolidados, ajuda o gestor de viagens a ser protagonista e traduz informações complexas para decisões mais assertivas”, explica.

Integração com os participantes

Durante a dinâmica prática do painel da GBTA Insights, os participantes discutiram temas ligados aos cinco S, definindo métricas, stakeholders e retornos esperados. Após alguns minutos de discussão em grupos, as mediadoras destacaram algumas das principais questões elencadas.

A primeira foi a centralidade do viajante e a importância da segurança. “Escolhemos safety (segurança) como nosso S, pensando no bem-estar do viajante e na gestão de riscos. Discutimos ações como o suporte a mulheres em situação de violência e cuidados com viajantes em quarentena”, relatou a participante.

Outro grupo focou na experiência do viajante, escolhendo abordar o investimento em service (serviço), desde a entrada no Online Booking Tool (OBT) até a finalização da viagem, propondo pesquisas de satisfação e indicadores que permitam monitorar tanto ocorrências quanto experiências positivas.

“Se não trouxermos visibilidade dos indicadores de eficiência, não estamos promovendo o valor real do programa”, pontua Cecilia. “Dados contam histórias, as histórias explicam o porquê e a ação transforma resultados”, conclui a diretora.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS