BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,53
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Brasileiros buscam mais hotéis de alto padrão em viagens domésticas

O buscador de viagens Kayak divulgou um estudo sobre hábitos e preferências de hospedagem dos viajantes em viagens domésticas ao longo de 2025. A análise aponta aumento no interesse de brasileiros por hotéis de quatro e cinco estrelas, além da preferência por acomodações com café da manhã e estacionamento gratuitos, opções all inclusive, arcondicionado e piscina.

Entre as categorias de hospedagem, hotéis três estrelas continuam liderando as buscas, com maior volume em comparação a 2024. No entanto, as categorias de quatro e cinco estrelas registraram crescimento, indicando um movimento de brasileiros dispostos a investir em experiências de hospedagem mais sofisticadas.

“Embora a busca predominante dos brasileiros por hotéis três estrelas indique uma preferência por acomodação equilibrada entre qualidade e preço, não podemos deixar de destacar o aumento de 9% nas buscas pelas estadias cinco estrelas. Elas estão distribuídas por diversas regiões, com maior concentração em destinos turísticos populares e capitais”, analisa Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil.

O estudo também indica os tipos de acomodações mais buscados, liderados por hotéis, seguidos por apartamentos, resorts, Inn/pousadas e hostels. Destacam-se os apartamentos, com aumento de 46% nas buscas em relação a 2024, e resorts, que cresceram 21%.

Destinos com maior aumento nas buscas

O levantamento aponta os 15 destinos domésticos com maior crescimento no volume de buscas em 2025 em comparação a 2024. Campinas (SP) lidera com aumento de 29%, seguida por Gramado (RS), Pirenópolis (GO), Penha (SC), Ouro Preto (MG) e Porto Alegre (RS).

Algumas cidades apresentam diárias médias mais econômicas, como Porto Alegre, Vitória, Campinas, Guarapari e Penha, enquanto Monte Verde (MG) registra a diária média mais alta, de R$ 553.

Preferências e filtros de hospedagem

Entre os filtros mais utilizados pelos viajantes, café da manhã gratuito lidera, seguido de estacionamento gratuito e all inclusive. Ar-condicionado e piscina aparecem em 4º e 5º lugares.

“A preferência pelo café da manhã incluso na diária pode estar relacionada com a combinação de praticidade, economia e costume cultural. O café da manhã é uma refeição muito valorizada pelos brasileiros e começar o dia sem precisar sair em busca de um local para comer é visto como uma vantagem. Além disso, é uma forma de economizar no orçamento da viagem”, explica Vedovato.

Metodologia

O levantamento foi realizado com base em buscas por hospedagem na plataforma da Kayak e sites associados entre 1º de janeiro e 7 de julho de 2025, para viagens programadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025. Para comparação, foram usadas buscas realizadas no mesmo período de 2024. Os preços médios são referentes a diárias em quarto duplo, considerando todas as classificações de estrela incluídas no estudo (2 a 5 estrelas).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    ITB Asia

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS