O Grupo Cataratas foi reconhecido pela terceira vez consecutiva como a empresa mais diversa do setor de turismo no Brasil, segundo a Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão. Nesta edição, a companhia também conquistou pela primeira vez o destaque nacional entre as pequenas e médias empresas, reforçando seu compromisso com políticas estruturadas de inclusão e valorização da diversidade.
Realizada pelo Instituto Ethos em parceria com a revista Época, a pesquisa mapeia práticas de equidade em empresas de diferentes portes no Brasil. Em 2025, contou com a participação de mais de 220 organizações, avaliando iniciativas em cinco dimensões: gênero, étnico-racial, geracional, inclusão de pessoas com deficiência e promoção dos direitos LGBTI+.
“Esse reconhecimento mostra que a diversidade e a inclusão não são apenas compromissos do discurso, mas parte da nossa estratégia de negócio. Temos muito orgulho de representar o turismo sustentável em um espaço tão relevante para o futuro do trabalho no país”, afirma Caroline Carvalho, head de RH do Grupo Cataratas.
A premiação reforça a consolidação de práticas de diversidade no setor empresarial brasileiro e evidencia o protagonismo do turismo sustentável dentro dessa agenda, um segmento cada vez mais presente nos debates sobre inovação e responsabilidade social.
Diversidade e inclusão no setor de turismo
O Grupo Cataratas também acumula outros marcos de excelência em diversidade. Em julho de 2025, foi apontado como a única empresa de turismo presente nas sete categorias do prêmio GPTW Diversidade Brasil.
Dentre elas, garantiu o 1º lugar em “Jovens Potências”, 2º lugar em “Pessoas com Deficiência” e 3º lugar em “Pessoas LGBTI+”, além de se destacar em outras faixas como pessoas com 50+, primeira infância e equidade étnico-racial. Esses resultados consolidam o Grupo Cataratas como um modelo de boas práticas no setor.
Recentemente, o Grupo Cataratas também apresentou inovação e turismo sustentável no Rio Innovation Week.