O projeto do Titanic II, réplica moderna do famoso transatlântico, voltou ao centro das atenções com a definição de uma nova data para sua viagem inaugural. De acordo com comunicado divulgado pelo empresário australiano Clive Palmer, o navio deverá zarpar de Southampton, na Inglaterra, em junho de 2027. A informação foi confirmada por portais especializados, como o Cruise Hive.
Apesar da expectativa, o projeto ainda enfrenta um entrave fundamental: não há um estaleiro contratado para a construção. A Blue Star Line, empresa criada por Palmer para viabilizar a iniciativa, segue em busca de propostas de interessados.
O empresário tenta retomar o plano desde 2024. Em coletiva realizada na Sydney Opera House, ele afirmou estar determinado a levar adiante o sonho. “Estamos muito satisfeitos em anunciar que, após atrasos globais imprevistos, reengajamos nossos parceiros para dar vida ao sonho do Titanic II”, declarou Palmer.
Entre os parceiros confirmados estão a Deltamarin, empresa finlandesa de design naval que revisará o projeto, e a V.Ships Leisure, responsável pelo suporte e gerenciamento da construção, segundo o portal Seatrade Cruise News.
Lançado em 2012, o plano já enfrentou sucessivos adiamentos por dificuldades financeiras e impactos da pandemia. A versão mais recente previa operação em 2022, mas não saiu do papel. Agora, 115 anos após a viagem inaugural do Titanic, a expectativa é que a réplica finalmente seja concluída.
Réplica histórica com tecnologia moderna
A proposta é oferecer uma experiência imersiva aos passageiros, recriando os ambientes luxuosos do Titanic original de 1912 – como a grande escadaria e as cabines por classes -, mas com recursos de segurança e engenharia contemporâneos. O casco será soldado, diferente do navio original, e o projeto prevê estabilizadores modernos, propulsão diesel-elétrica e um deck exclusivo para botes salva-vidas.
Com 56 mil toneladas brutas, o Titanic II será maior que o original (que pesava 46.329 toneladas) e terá capacidade para 2.435 passageiros e cerca de 900 tripulantes.