Entre maio de 2024 e maio de 2025, mais de 40% das transações com credenciais Visa realizadas no MetrôRio foram feitas por turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, segundo levantamento da Visa Consulting & Analytics (VCA).
O estudo aponta que, mensalmente, cerca de 60% das operações com Visa no metrô são de moradores do estado do Rio de Janeiro. Eventos de grande porte impactam diretamente esse fluxo: em maio de 2025, o show da artista norte-americana Lady Gaga, que reuniu público estimado em 2,1 milhões de pessoas, gerou um pico atípico de uso por turistas brasileiros e residentes, resultado próximo ao registrado durante o Carnaval, período de maior movimentação do ano no sistema.
No recorte internacional, os Estados Unidos lideram o ranking de transações com credenciais Visa no MetrôRio, seguidos por Argentina, França, Chile, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Espanha, Peru e Canadá. Juntos, esses dez países representaram 75% das transações de turistas estrangeiros.
“O pagamento por aproximação já faz parte do dia a dia de quem usa o MetrôRio, facilitando a vida tanto de moradores quanto de turistas, por meio de uma tecnologia que já está presente em sete a cada dez transações no Brasil”, afirma Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics.
O Rio de Janeiro (RJ) foi a primeira cidade da América Latina a adotar o pagamento por aproximação no metrô, em 2019, a partir de parceria entre a Visa e o MetrôRio. Desde então, a solução foi expandida para ônibus, barcas, trens e pedágios. Hoje, 25 cidades da região contam com projetos em transporte público, somando 50 iniciativas em operação.
A tecnologia, desenvolvida no LabGarage, hub de inovação da Visa em São Paulo (SP), é proprietária da empresa, mas suporta transações de diferentes redes de pagamento.
Metodologia
O levantamento considerou as transações realizadas no MetrôRio com credenciais de pagamento Visa entre maio de 2024 e maio de 2025.