BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Nova ficha digital de hóspedes é apresentada no Conselho Nacional de Turismo

Portarias do MTur trazem regras para check-in e check-out e marcam avanço na modernização da hotelaria brasileira

A 9ª reunião extraordinária do Conselho Nacional do Turismo (CNT), realizada nesta quarta-feira (17), durante a Equipotel e o Conotel em São Paulo, apresentou avanços importantes para a hotelaria brasileira. Entre eles, está a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital), que promete simplificar o processo de hospedagem e gerar dados estratégicos em tempo real.

As portarias que regulamentam a FNRH Digital e as regras de entrada e saída em meios de hospedagem foram assinadas pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, na abertura da feira. As medidas visam reduzir a burocracia, modernizar processos e oferecer maior transparência aos consumidores.

Cristiane Sampaio, secretária-executiva do Conselho Nacional de Turismo e secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, ressaltou o caráter estratégico da iniciativa. “A FNRH Digital representa um avanço fundamental para a modernização da hotelaria no Brasil. Ela reduz a burocracia, economiza tempo para os hóspedes e ainda gera dados estratégicos em tempo real, que vão embasar políticas públicas e fortalecer a competitividade dos nossos destinos. Agora precisamos mobilizar o setor para que toda a rede hoteleira nacional passe a aderir a essa nova estratégia”, afirmou.

Além da ficha digital, as normas estabelecem que o tempo destinado à arrumação, higiene e limpeza dos quartos deve estar incluído no valor da diária, limitado a três horas. Também se torna obrigatória a higienização completa dos ambientes, incluindo troca de roupas de cama e toalhas. Hospedagens, agências de turismo e plataformas digitais deverão informar previamente aos clientes os horários de entrada e saída, bem como o tempo necessário para organização dos quartos.

Wilken Souto, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do MTur, destacou o alinhamento das medidas com as demandas do setor. “Nosso objetivo é transformar propostas em resultados concretos para fortalecer toda a cadeia turística, de forma segura e responsável”, disse.

Durante a reunião, também foi ressaltado o bom desempenho do turismo nacional. Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do MTur, celebrou o aumento de visitantes internacionais. “Hoje o ministro Celso Sabino está em Belém para celebrar o recorde de turistas internacionais no Brasil. Já superamos os números de 2024 e atingimos a marca de 6.807.707 visitantes estrangeiros que escolheram o país para conhecer nossos destinos. Essas novas regulamentações só ajudam a estruturar cada vez mais o setor para que possamos receber bem esses turistas”, pontuou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS