BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

África do Sul lança autorização eletrônica de viagem (ETA)

Sistema ETA da África do Sul terá validade de até 90 dias e deve ser expandido gradualmente para outros países e categorias de viagem

Leon Schreiber, ministro do Interior da África do Sul, anunciou nesta quinta-feira (18) o novo sistema de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA, na sigla em inglês), que começará a operar em outubro. A ferramenta permitirá que viajantes solicitem autorização online para estadias de curta duração, dispensando o processo tradicional de visto.

Segundo o governo sul-africano, a primeira fase será direcionada a delegados de países do G20 que precisam de visto para entrar no país (China, Índia, Indonésia e México) e que desembarcarem nos aeroportos de Joanesburgo (O. R. Tambo) ou Cidade do Cabo. Após a cúpula do G20, em novembro, o sistema será estendido a turistas desses mesmos países.

“Nosso sistema digitaliza e automatiza vistos por meio de aprendizado de máquina, eliminando ineficiências que dificultam o turismo e ao mesmo tempo reforçando a segurança”, declarou Schreiber em publicação nas redes sociais.

De acordo com o governo, a intenção é expandir gradualmente o ETA para viajantes de outros países que precisam de visto para visitar a África do Sul. Em etapas posteriores, também deve abranger outras categorias, com previsão de incluir controle automatizado de entrada e saída baseado em reconhecimento facial em todos os pontos de fronteira.

O ETA da África do Sul será vinculado diretamente ao passaporte do viajante, com validade de até 90 dias, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. A autorização, entretanto, não pode ser usada para trabalho ou estudo no país.

O sistema estará disponível apenas para portadores de passaporte comum que ingressem pela Cidade do Cabo ou Joanesburgo. Viajantes isentos de visto também poderão solicitar o ETA, com o objetivo de acelerar os procedimentos de entrada.

O processo de solicitação será feito em cinco etapas: criação de um perfil, captura de foto, envio de dados do passaporte, preenchimento de formulário sobre a viagem e envio da solicitação. A aprovação deverá ocorrer de forma imediata.

Um dos requisitos adicionais é preencher a Declaração Aduaneira Online no portal da Receita da África do Sul (Sars) antes do embarque. O documento poderá ser apresentado em versão PDF ou integrado a aplicativos como Google Wallet e Apple Wallet, acompanhado de QR Code para verificação no momento da chegada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS