A temporada de verão 2025/2026 contará com forte incremento na malha aérea brasileira. Entre dezembro e fevereiro, as companhias aéreas Gol, Latam e Azul devem somar mais de 111 mil voos, ampliando a conectividade entre diferentes regiões do país e reforçando a movimentação turística no período.
A Gol planeja aumento de 15% na oferta, com 65 mil viagens. A companhia terá mais de 21 mil operações no Nordeste, incluindo a retomada dos voos para Fernando de Noronha com partidas de São Paulo e Recife. Salvador, Porto Seguro e Aracaju também terão frequências adicionais.
Já a Latam adicionará mais de 2 mil voos extras, alcançando 42,7 mil operações na temporada. A malha da aérea contempla novos trechos, como São Paulo (Congonhas) para Teresina e Aracaju, Rio de Janeiro (Santos Dumont) para Salvador e Porto Seguro, além de conexões do Galeão para Florianópolis e de Fortaleza para Belo Horizonte.
A Azul, por sua vez, terá 3,6 mil voos extras, com foco no Aeroporto de Congonhas, atendendo destinos como Natal, Fortaleza, Ilhéus, Salvador, Navegantes e Foz do Iguaçu.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o turismo nacional cresceu 6,1% entre janeiro e julho de 2025. Para Celso Sabino, ministro do Turismo, ampliar a conectividade é uma prioridade para consolidar esse avanço.
“O aumento no número de voos é fundamental e é uma das nossas prioridades. Ainda mais quando falamos de verão no Brasil, que atrai não só turistas brasileiros, mas também viajantes internacionais. Com toda certeza, estamos observando os reflexos do expressivo crescimento do turismo brasileiro”, destacou Sabino.
A expansão também é impulsionada por políticas públicas. O programa “Conheça o Brasil: Voando”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), tem como meta fomentar a aviação regional, estimular o turismo doméstico e ampliar os negócios no setor.

