BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Aviação nacional completa 12 meses de alta no transporte de passageiros

Setor registra melhor agosto da série histórica, com 11,2 milhões de viajantes, e mantém ritmo de crescimento em voos domésticos e internacionais

A aviação nacional alcançou um marco expressivo em agosto de 2025: foram registrados 12 meses consecutivos de crescimento no número de passageiros. Apenas no mês, a aviação nacional transportou 8,7 milhões de pessoas em voos domésticos, resultado que representa o melhor desempenho para um mês de agosto desde o início da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2000.

Quando somados os embarques e desembarques internacionais, o movimento total nos aeroportos do país chegou a 11,2 milhões de passageiros, também um recorde para o mês. O segmento internacional contribuiu com 2,4 milhões de viajantes, consolidando o cenário de recuperação e expansão do setor.

Crescimento consolidado

O mercado doméstico apresentou alta de 8,5% em relação a agosto de 2024, enquanto o internacional avançou 12,9% no mesmo período. Os indicadores de demanda e oferta também reforçam o dinamismo do setor. No tráfego doméstico, a demanda (RPK) cresceu 11%, e a oferta de assentos (ASK) teve alta de 6,5%. Já nos voos internacionais, a demanda aumentou 13,3% e a oferta 11,7%.

Os dados confirmam não apenas a consolidação da recuperação pós-pandemia, mas também uma expansão estrutural da malha aérea, que tem respondido positivamente à retomada da procura por viagens, tanto a lazer quanto a negócios.

Desempenho do transporte de cargas

Se por um lado os números de passageiros bateram recordes, o segmento de cargas apresentou retração em agosto. Foram movimentadas 38 mil toneladas em voos domésticos, uma queda de 10,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. No setor internacional, o volume chegou a 73,7 mil toneladas, recuo de 3,3% em relação a agosto de 2024.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS