BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Ranking revela os cinco destinos sul-americanos mais buscados no Google

Estudo mostra liderança da Patagônia e destaca Machu Picchu, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Cartagena entre os preferidos dos viajantes virtuais

O turismo na América do Sul desperta o interesse de milhões de internautas em todo o mundo. De acordo com levantamento da Comparar Seguro de Viagem, plataforma especializada em comparação e contratação de seguros, a região soma mais de um milhão de buscas mensais no Google relacionadas a destinos sul-americanos. O estudo identificou os cinco locais mais pesquisados, que combinam diversidade natural, cultural e histórica: Patagônia, Machu Picchu, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Cartagena.

Patagônia em primeiro lugar

Com impressionantes 1,8 milhão de buscas mensais, a Patagônia lidera o ranking. A região se estende por Argentina e Chile e é reconhecida por seus cenários grandiosos e pela oferta de turismo de aventura, com atividades como minitrekking, caiaque e escaladas.

No lado argentino, estão alguns dos cartões-postais mais famosos, como o Glaciar Perito Moreno, dentro do Parque Nacional dos Glaciares. Já no Chile, o Parque Nacional Torres del Paine busca ampliar sua visibilidade entre brasileiros, que ainda concentram suas viagens no eixo Santiago. Segundo a Associação de Hotéis e Serviços Turísticos local, cerca de 750 mil brasileiros visitam o país anualmente, mas poucos se aventuram até a Patagônia chilena.

Machu Picchu segue como ícone

Na segunda posição aparece Machu Picchu, no Peru, com 964 mil buscas mensais. O sítio arqueológico do século XV, erguido pelo Império Inca, preserva cerca de 200 estruturas e está a mais de 2.400 metros de altitude nos Andes.

Dados oficiais apontam que, entre janeiro e setembro de 2024, o Peru recebeu mais de 141 mil turistas brasileiros, colocando o Brasil como o quinto principal emissor de visitantes ao país.

Rio de Janeiro no topo do lazer

O Brasil também aparece na lista, representado pelo Rio de Janeiro, que ocupa a terceira colocação com 874 mil buscas mensais. Segundo a ONU Turismo, o país recebeu quase 7 milhões de estrangeiros em 2024, e a capital fluminense foi a cidade mais procurada na categoria lazer, de acordo com o Ministério do Turismo. A expectativa é de superar esse resultado em 2025.

Buenos Aires e Cartagena completam o ranking

A Argentina volta a figurar no ranking com Buenos Aires, em quarto lugar, registrando 611 mil buscas. A capital combina vida noturna agitada, cultura latina e arquitetura de inspiração europeia. O charme dos restaurantes e das apresentações de tango fazem parte da experiência mais procurada pelos turistas.

Já Cartagena, na Colômbia, ocupa a quinta posição, com 444 mil buscas mensais. A cidade histórica, localizada na costa caribenha, preserva muralhas coloniais, igrejas e praças, além de ser conhecida por suas praias e gastronomia vibrante.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS