A Embratur e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) anunciaram, durante o XXII Seminário ANPTUR e X CLAIT, realizado entre 16 e 19 de setembro na Universidade de Caxias do Sul (RS), os quatro trabalhos vencedores do edital Em Tese – Fomentando a Pesquisa para o Turismo Internacional do Brasil. A iniciativa faz parte de um termo de colaboração entre a associação e o EmbraturLab, laboratório de inovação da Agência.
O programada Embratur e ANPTUR tem como objetivo incentivar a produção de conhecimento, apoiar soluções científicas para os desafios do setor e aproximar a academia do mercado. Ao todo, 11 propostas foram inscritas, das quais quatro foram selecionadas. Os estudos abordam temas como competitividade internacional de destinos, sustentabilidade, gastronomia e imagem de destinos, além de turismo audiovisual.
“Nossas ações de promoção internacional são guiadas por inteligência e dados, mas queremos ir além. Entendemos que para inovar de maneira consistente, é preciso investir na base do conhecimento. Por isso, essa parceria é tão simbólica: não existe inovação sem pesquisa, e a pesquisa de excelência nasce nas universidades”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Ao fomentar a ciência no turismo, estamos construindo estratégias mais sofisticadas e eficazes para que a visita de cada turista internacional se converta em mais desenvolvimento, emprego e renda para todo o Brasil”, acrescenta Freixo.
Osiris Marques, presidente da ANPTUR, destacou a relevância da aproximação entre ciência e prática. “O projeto Em Tese, em parceria com a Embratur, reafirma nosso compromisso em aproximar ciência e prática, unindo rigor acadêmico e visão estratégica para enfrentar os desafios e potencializar as oportunidades do turismo no Brasil”, declara.
“Essa iniciativa é um passo decisivo para consolidar o país como destino internacional competitivo e sustentável, mostrando que o futuro do turismo brasileiro se constrói com pesquisa, inovação e cooperação”, complementa Marques.
Pesquisas selecionadas pela Embratur e ANPTUR
Brasil Criativo, com Afeto para Você – Reconhecimento Afetivo de Cidades Criativas
Liderado por Christianne Luce Gomes, o estudo analisa como experiências gastronômicas influenciam a imagem de Belém (PA) e Belo Horizonte (MG), com base no conceito de Neuroturismo. A pesquisa avalia o papel do afeto na atratividade de destinos criativos, combinando dados de especialistas, turistas e residentes para construir indicadores aplicáveis à governança e à promoção de imagem.Competitividade Internacional do Turismo no Brasil no Contexto de Transição Climática
Coordenado por Paulo Henrique Assis Feitosa, o trabalho avalia a competitividade do turismo brasileiro em um cenário de transição para uma economia de baixo carbono. São utilizados dados de 2010 a 2024 para elaborar indicadores de competitividade e pegada de carbono, resultando em diagnósticos comparativos e recomendações para políticas públicas e promoção internacional.Comportamento (In)Sustentável no Turismo
Proposta de Verônica Feder Mayer, a pesquisa investiga fatores que influenciam o comportamento de turistas internacionais no Brasil, com foco no setor hoteleiro. O estudo utiliza entrevistas e questionários para identificar práticas, barreiras e oportunidades relacionadas à sustentabilidade, oferecendo subsídios para redes hoteleiras e estratégias de promoção internacional.Turismo Cinematográfico e Soft Power
Sob coordenação de André Riani Costa Perinotto, o projeto busca elaborar diretrizes para utilizar o audiovisual brasileiro como ferramenta de promoção turística internacional. O estudo inclui diagnóstico das film commissions, levantamento de boas práticas e análise de casos para compreender o perfil do turista cinematográfico, resultando em recomendações estratégicas alinhadas ao Plano Brasis.