BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Recife apresenta projetos de turismo e cultura a comitiva do Porto

Visita fortalece cooperação entre cidades-irmãs e abre caminho para intercâmbio artístico, gastronômico e urbano

Uma comitiva da Câmara Municipal do Porto, em Portugal, esteve no Recife para uma agenda de cooperação e troca de experiências nas áreas de turismo, cultura e inovação urbana. A visita reforçou os laços históricos entre as duas cidades-irmãs, parceria firmada desde 1981, e ampliou o diálogo sobre possíveis intercâmbios em setores estratégicos para ambos os destinos.

Entre os programas apresentados pela Prefeitura do Recife estiveram o “Recife é pra ficar” e o “Olha!Recife”, executados pela Secretaria de Turismo e Lazer, além do Programa Recentro, o circuito de megamurais e a iniciativa “Mais Vida Arca de Noé”, conduzida pelo Gabinete de Inovação Urbana. Segundo os representantes portugueses, os projetos surpreenderam pela diversidade e pelo impacto social, abrindo perspectivas de replicação em solo europeu.

Cooperação internacional como estratégia

A comitiva foi formada pela vereadora de Turismo, Catarina Santos Cunha, pela diretora do Pelouro do Turismo e Internacionalização, Fátima Santos, e pelo diretor de Entretenimento da Ágora, Thiago Andrade. “Acho que ninguém tem ideia de quantos projetos interessantes tem aqui no Recife, como o trabalho de reabilitação do Centro, as artes urbanas com os megamurais, o equipamento Paço do Frevo, a gastronomia, o artesanato. Queremos mostrar a Portugal e também à Europa um Recife diferente do que habitualmente temos como ideia e já estamos aqui a pensar em um intercâmbio de artistas Recife-Portugal”, destacou Catarina.

O secretário executivo de Relações Internacionais do Recife, Marcos Toscano, ressaltou que a parceria é essencial diante dos desafios urbanos e climáticos. “A visita da delegação do Porto não apenas nos permitiu mostrar a qualidade e o impacto dos programas da Prefeitura do Recife, mas também reforça a nossa conexão cultural e a identidade histórica que compartilhamos”, afirmou.

Turismo além do sol e mar

Para o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Ângelus, a visita ajudou a mostrar que a cidade tem muito mais a oferecer do que o turismo de praia. “A vinda deles permitiu a troca de experiências e oportunizou apresentá-los à riqueza gastronômica, arquitetônica, musical e cultural da nossa cidade. Através do voo direto Recife-Porto, que já está com uma frequência crescente, vamos promover o intercâmbio de saberes e proporcionar a melhor experiência para os turistas”, disse.

Durante a estada, a delegação percorreu pontos emblemáticos como o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus, o Paço do Frevo, o Pátio de São Pedro e os megamurais espalhados pela cidade. Também fizeram passeio de barco pelos rios do Recife e visitaram a Arca de Noé, em Nova Descoberta.

Próximos passos do intercâmbio

Além do contato direto, os representantes participaram de reuniões conduzidas pelo Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), que destacou políticas de transformação de espaços públicos pela arte. Para Ed Ruas, secretário executivo de Inovação Urbana, a troca foi enriquecedora. “Há elementos que eles se interessaram em implantar lá e que com a ajuda deles podemos aprimorar aqui. Queremos continuar com esse intercâmbio e fazer a parceria entre os artistas e assim promover a arte urbana”, disse.

As reuniões técnicas devem ser retomadas ainda este mês por videoconferência. A pauta inclui o fortalecimento da cultura local como produto de exportação, o estímulo ao comércio criativo, oportunidades de capacitação profissional e a ampliação da renda por meio da integração entre artistas, mestres artesãos e chefs de gastronomia.

“O desafio é criar projetos que tornem as nossas cidades ainda mais atraentes para diferentes públicos e gostos”, sintetizou Fátima Santos. Já Thiago Andrade destacou o interesse imediato na arte urbana do Recife: “Vocês se preocupam não só com a estética, mas com aquilo de positivo que aquela arte trará para a comunidade”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS