A Basílica da Sagrada Família, em Barcelona (Espanha), está próxima de concluir a Torre de Jesus Cristo, que alcançará 172 metros de altura. A previsão é que a obra seja finalizada no fim de 2025 ou início de 2026, tornando o templo a igreja cristã mais alta da Europa. Atualmente, o título pertence à catedral de Ulm, na Alemanha, com 162 metros.
Segundo Xavier Martínez, diretor-geral da fundação responsável, a torre será coroada por uma cruz e ficará rodeada por outras cinco estruturas: uma dedicada à Virgem Maria e quatro menores em homenagem aos evangelistas.
De acordo com Esteve Camps, responsável pela construção, embora a finalização da torre represente um marco, os trabalhos nas fachadas e no interior ainda devem continuar por cerca de uma década.
Em 2026 também será celebrado o centenário da morte de Antoni Gaudí, arquiteto responsável pelo projeto. A programação incluirá homenagens e uma missa solene em 10 de junho, para a qual o Papa Leão XIV foi convidado.
Nos últimos dias, chegaram ao canteiro de obras as peças que comporão o núcleo da cruz da torre central. Esse elemento permitirá acesso ao topo da basílica por meio de uma escada interna.
A construção da Sagrada Família teve início em 1882 e é financiada por doações e pelo turismo. Em 2024, o templo recebeu 4,9 milhões de visitantes, sendo 15% deles provenientes dos Estados Unidos.