O executivo Wilken Souto deixou a chefia da Assessoria de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo (MTur), após longa trajetória dedicada à formulação e implementação de políticas públicas para o setor.
Com formação em Turismo, gestão de projetos e administração pública, Souto acumula 22 anos de experiência em iniciativas que marcaram o desenvolvimento do turismo nacional.
Ao longo da carreira no MTur, Souto assessorou diretamente dez ministros da pasta, articulando ações entre o governo federal, estados, municípios e entidades privadas. Teve papel central em medidas estruturantes, como a coordenação da recuperação do setor no pós-pandemia, a revisão da Lei Geral do Turismo e a elaboração do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que orientará as políticas públicas até 2027.
O executivo também atuou em diferentes funções estratégicas, como coordenador-Geral de Programas de Incentivo a Viagens, coordenador-Geral de Regionalização do Turismo, diretor de Produtos e Destinos, além de ter ocupado cargos de assessor especial, secretário substituto e chefe de gabinete do ministério.
Em nota de despedida, Souto agradeceu à equipe técnica e aos parceiros do setor, reforçando o compromisso coletivo com o fortalecimento do turismo. “Foi uma honra contribuir com medidas que ajudarão a transformar o turismo brasileiro em um vetor cada vez mais forte de desenvolvimento. Agradeço pela confiança e pelo trabalho conjunto com profissionais altamente qualificados”, afirmou.
Em publicação no linkedin, Souto ainda destacou que planejava dar esse passo há algum tempo, em busca de trilhar novos caminhos e apostar em outros projetos.
“Sou grato à toda a equipe da Pasta e a tantos amigos e amigas que somei nesse período, do MTur e de vários outros órgãos públicos e privados que me relacionei, com os quais aprendi muito e sigo aprendendo”, comentou.

