A Embratur, em parceria com o Sebrae, está participando da IFTM Top Resa, principal feira de turismo da França, realizada em Paris entre os dias 23 e 25 de setembro. A delegação brasileira é composta por 21 coexpositores, incluindo secretarias e entidades estaduais e municipais de turismo (Amazonas, Bahia, Ceará, Foz do Iguaçu, Maricá, Minas Gerais, São Luís e São Paulo), além de Visit Rio, Visite Rio Grande do Norte, operadores receptivos e redes hoteleiras. Azul, Latam Airlines e TAP Air Portugal também integram a ação, reforçando a conectividade aérea com a Europa.
Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, “a França é hoje um dos mercados que mais cresce e estar na IFTM Top Resa e ativando outras ferramentas de promoção na França é reafirmar ao mundo que o Brasil é diverso, acolhedor e sustentável”, afirma. Ele acrescenta: “Estamos vivendo um momento único para o turismo brasileiro”.
Décio Lima, presidente do Sebrae, destacou o papel do setor na geração de oportunidades. “Só o Brasil tem esta riqueza cultural única. A nossa gastronomia é outro diferencial, cada região com suas características. Além disso, é um momento de exaltar a nossa cultura que vai do Carnaval ao forró. (…) O turismo representa um campo essencial para a geração de emprego e renda”, afirma.
Projetos apresentados
Entre as iniciativas em destaque está o Feel Brasil, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae, que reúne 101 experiências turísticas, sendo 91% delas lideradas por micro e pequenos empreendedores e 59% com protagonismo feminino.
O afroturismo também integra a programação, com experiências em diferentes regiões. Na Bahia, os roteiros envolvem terreiros de candomblé e o Bahia Negra; no Rio de Janeiro, o tour pela Pequena África percorre locais históricos como a Pedra do Sal; em São Luís, o Quilombo da Liberdade combina tambores, reggae e bumba-meu-boi; e em São Paulo, o passeio São Paulo Negra valoriza o território urbano a partir da perspectiva afrodescendente.
O estande brasileiro, instalado no pavilhão 1 do Porte de Versailles, tem 168 metros quadrados e contará ainda com cortejo simbólico da Lavage de La Madeleine e apresentações gastronômicas com culinária de matriz africana.
Ferramenta para agentes internacionais
Outra novidade é o lançamento da versão em francês da plataforma Brasil Travel Specialist (BTS), que oferece conteúdos técnicos, multimídia e materiais de apoio para agentes e operadores estrangeiros.
Fluxo internacional e conectividade
De acordo com a ONU Turismo, o Brasil lidera em chegadas internacionais na América do Sul e ocupa a quinta posição entre os destinos mais visitados das Américas. Entre janeiro e agosto de 2025, o país recebeu 6,5 milhões de turistas estrangeiros, crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024.
A França é um dos principais emissores. No mesmo período, 198,2 mil franceses visitaram o Brasil, aumento de 28,6% na comparação anual. O Ano Cultural Brasil-França prevê mais de 300 ações nos dois países para reforçar essa conexão.
O aumento da conectividade tem sustentado o crescimento. Em 2025, estão programados 2,2 mil voos diretos entre França e Brasil, com 738 mil assentos disponíveis, operados por Air France, Latam e Azul. As rotas conectam Paris a São Paulo (Guarulhos e Campinas), Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador.

