Gravatá, um dos principais destinos turísticos do Agreste pernambucano, recebe neste sábado (27) a 19ª edição do projeto Tardes no Polo, que terá como tema “Flores de Gravatá”. O evento gratuito acontece das 16h às 21h, na Rua Duarte Coelho, transformando o Polo Moveleiro em um grande palco ao ar livre, com programação que une cultura, lazer e turismo.
Promovida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, a iniciativa busca estimular o comércio local, fortalecer tradições e impulsionar a economia criativa. A expectativa é atrair moradores e visitantes para celebrar a primavera e valorizar a produção de flores — setor em que a cidade é líder em Pernambuco e ocupa a segunda posição no Nordeste.
“O Tardes no Polo é uma ação permanente do nosso calendário, sempre oferecendo temas variados, valorizando os diferentes atrativos da cidade. Somos um importante destino gastronômico e cultural, com grandes eventos, como o São João e o Natal, e ainda somos referência na produção de móveis e no turismo de aventura. Dessa vez, homenageamos a primavera, frisando que Gravatá é o maior produtor do Estado e o segundo do Nordeste. As flores são um símbolo de Gravatá”, destaca Joselito Gomes, prefeito do município.
A programação inclui shows ao vivo, exposição e venda de flores, polo infantil, a Kombiteca e desfile de primavera com participação de escolas de dança da cidade. Lojas locais apresentarão coleções primavera-verão, enquanto barracas de artesanato e gastronomia vão expor o trabalho de artesãos e chefs da região.
Para Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, a ação reforça o compromisso da gestão em integrar cultura e turismo. “Ao dar destaque à produção de flores e ao comércio do Polo Moveleiro, fomentamos a geração de renda e a visibilidade da cidade como polo turístico, além de oferecer diversão gratuita, com segurança e qualidade”, afirma.
O evento conta com apoio de empresas e parceiros locais, como O Boticário, Supermercados Santana e Construtora Solar, além de produtores e escolas de dança que participam do desfile temático.